Eclipse
Eclipse solar 2023: onde assistir ao vivo ao fenômeno neste sábado, 14/10
Confira como acompanhar o fenômeno que acontece neste sábado (14)
Por: Antônio Gois
Publicado em: 11/10/2023 18:25 | Atualizado em: 11/10/2023 20:04
![]() |
A última vez que esse evento pôde ser observado no Brasil foi em 3 de novembro de 1994 (Reprodução/Nasa) |
Neste sábado (14), o Brasil e alguns vizinhos do continente americano poderão testemunhar o eclipse anular do Sol. As regiões Norte e Nordeste terão uma melhor visibilidade do evento.
De acordo com o Observatório Nacional, o fenômeno acontece quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol. Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua está no ponto mais distante de sua órbita da Terra, o apogeu, fazendo com que pareça menor do que o Sol no céu. Com isso, a Lua acaba não cobrindo totalmente o Sol, criando um "anel de fogo" no céu.
No Brasil, a faixa de anularidade passará pelo Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O eclipse será visto como parcial em todo o território nacional.
![]() |
Confira as prováveis visões do eclipse pelo Brasil (Diario de Pernambuco) |
Que horas vai ser o eclipse solar?
O Observatório Nacional vai transmitir o eclipse solar ao vivo. A live terá início às 11h30, quando o eclipse anular poderá ser visto na costa oeste dos Estados Unidos, a transmissão vai até às 17h30, quando o eclipse chega ao fim, na costa leste do Brasil.
Pode olhar para o eclipse solar?
O Observatório Nacional alerta que, em hipótese alguma, deve-se olhar diretamente para o Sol, nem mesmo com o uso de películas de raios-x, óculos escuros ou outro material caseiro. Isso porque, a exposição, mesmo de poucos segundos, danifica a retina de modo irreversível.
O jeito é usar um óculos específico para observação do fenômeno ou utilizar um filtro de solda número 14, que é encontrado em lojas de material de construção.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS