Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

PANDEMIA

Distrito Federal contabiliza 80 casos de erros na vacinação

Publicado em: 01/06/2021 15:11

 (Quem recebeu vacina com menos de duas semanas de intervalo, terá de receber o reforço. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Quem recebeu vacina com menos de duas semanas de intervalo, terá de receber o reforço. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
A secretaria de Saúde contabilizou 80 erros de imunização na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal. O levantamento consta do último informativo publicado pela pasta nessa segunda-feira (31).

O boletim descreve que os pacientes foram vacinados "de maneira inadvertida com as duas vacinas contra a Covid-19". Em duas situações, as doses foram aplicadas com um intervalo menor do que 14 dias entre uma e outra, e, por isso, a segunda aplicação é invalidada. Nos demais casos, esse intervalo entre as aplicações foi maior do que duas semanas, e, por isso, a recomendação da secretaria é de que os pacientes não tomem uma terceira dose.

Ao todo, 48 doses da Coronavac foram aplicadas de forma errada; outros 19 erros foram associados à vacina de Oxford/AstraZenaca e um ao imunizante da Pfizer/BioNTech. Segundo o documento, os erros de imunização são definidos como "qualquer evento evitável que pode causar ou levar a um uso inapropriado de imunobiológico e que pode causar dano a um paciente".

Esses erros estão no rol de evento adverso pós-imunização (EAPV). Até o dia 23 de maio, 2.372 casos desses eventos foram notificados no sistema e estavam associados às vacinas contra Covid-19. Desses, 1.287 foram associados exclusivamente à Coronavac. Outros 996 estão relacionados ao imunizante de Oxford/AstraZeneca e mais 9 ao inoculante produzido pela Pfizer/BioNTech.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Time de engenheiros se une para montar respiradores 15 vezes mais baratos e salvar milhares de vidas
Manhã na Clube: entrevistas com Marília Arraes, Marcella Salazar e Aurimar Borges Jr
Presidente da Argentina faz ataques xenofóbicos ao Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Tadeu Alencar e Túlio Rangel
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco