Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

SENADO

'Ausência de civilidade', reclama CFM sobre trato aos médicos na CPI

Publicado em: 04/06/2021 18:41 | Atualizado em: 04/06/2021 18:58

 (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Em nota de repúdio, o Conselho Federal de Medicina afirma que os médicos convocados a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, no Senado, são "submetidos a situações de constrangimento e humilhação". A instituição classificou como "inaceitável e incoerente" o tratamento dado por senadores aos médicos e médicas ouvidos na CPI.

"O CFM e os 530 mil médicos repudiam veementemente os excessos e abusos no trato de parlamentares em relação aos depoentes e convidados, em especial médicos e médicas, e clama ao Senado Federal que os trabalhos sejam conduzidos com sobriedade", escreve o conselho.

De acordo com o documento, médicos procuraram o CFM para "manifestar sua insatisfação com a postura de membros da CPI" e afirmam que o tratamento menospreza a profissão de profissionais que têm auxiliado "milhões de pessoas" a recuperar a saúde após o contágio da Covid-19.

O conselho frisa, no entanto, que a nota não significa apoio aos posicionamentos técnicos, éticos e políticos dos depoentes e que "eles responderão por suas ações e omissões". A nota será encaminhada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

A nota foi divulgada na quarta-feira (2), um dia após a oncologista Nise Yamaguchi prestar depoimento na CPI, na terça-feira (1). Na ocasião, o senador, e também médico, Otto Alencar questionou a médica com veemência sobre o posicionamento de Nise a favor da cloroquina. O parlamentar afirmou que a médica mentiu e apresentou “desonestidade científica”.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Para evitar contaminação por Covid, robôs oferecem água benta em Meca
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco