MEMORIAL

Covid mata 375 médicos e CFM cria portal para homenagear profissionais

Publicado em: 27/10/2020 21:56 | Atualizado em: 27/10/2020 22:14

 (Foto: Divulgação/ CFM)
Foto: Divulgação/ CFM
Centenas de médicos deram suas próprias vidas tentando salvar outras ao se exporem na linha de frente do combate à Covid-19. Precisamente, 375 profissionais morreram em decorrência da doença, até esta terça-feira (27/10). Para prestar uma homenagem às vítimas, o Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou um memorial virtual contando a trajetória de cada uma.

A intenção é “eternizar aqueles que dedicaram sua vida aos outros”, como descreve a introdução da plataforma. “Por trás das máscaras e dos equipamentos de proteção, existiam mais do que grandes médicos, existiam pessoas de um coração tão enorme quanto sua vontade de ajudar”. A plataforma entrou no ar nesta terça-feira (27/10), às 19h, e pode ser acessada pelo link.

O trabalho para coletar as informações das vítimas contou com a colaboração dos conselhos regionais de medicina, sindicatos médicos, sociedades de especialidades, secretarias estaduais e municipais de saúde e publicações pela imprensa.

Além das homenagens a cada uma das vítimas da categoria, o sistema permite verificar os números atualizados sobre o total de óbitos pelo novo coronavírus, sendo possível saber a quantidade de mortes por região, estado, sexo e mês de ocorrência.

O site também conta com um vídeo de agradecimento a todos os profissionais da área, gravado pelo ator Tony Ramos, além de uma galeria de fotos que retrata a rotina dos médicos no combate à pandemia.

#LinhadeFrente
 
O CFM já criou outras estratégias on-line para abordar temas importantes no contexto da Covid-19. Pensado para auxiliar profissionais que estão atuando na pandemia, o #LinhadeFrente oferece podcasts específicos com informações sobre o manejo de determinados quadros clínicos em pacientes contaminados pelo coronavírus, além de documentos de referência sobre o tema e consultas de itens da legislação e de reportagens.

No mesmo espaço, os médicos podem relatar problemas enfrentados no atendimento dos pacientes com Covid-19.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL