ALTERNATIVAS

Governo brasileiro quer testar vermífugo em pacientes assintomáticos da Covid-19

Publicado em: 09/06/2020 15:01

 (Foto: Marcos Corrêa/PR )
Foto: Marcos Corrêa/PR
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) deu início, na segunda-feira (8), a um protocolo experimental para testar o vermífugo nitazoxanida em pacientes diagnosticados com Covid-19, mas que estão assintomáticos. Segundo o ministro Marcos Pontes, a pasta quer fazer os testes clínicos em ao menos 300 voluntários.
 
Pontes anunciou a novidade durante reunião ministerial com o presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (9). “Por que é importante esse protocolo? Porque conseguimos medir a carga viral do início do protocolo e ao longo do tratamento, que dura cinco dias, e mais nove dias de observação. Conseguindo demonstrar que o remédio funciona para a redução dessa carga viral, nós temos uma arma poderosíssima contra os efeitos da covid”, comentou o ministro.

Em abril, o MCTIC informou que a nitazoxanida apresentou 94% de eficácia em ensaios in vitro na redução da carga viral em células infectadas pelo novo coronavírus. O medicamento também está em teste em pacientes que já apresentaram algum grau de sintoma, como febre ou pneumonia. A pasta, contudo, ainda não chegou a resultados concretos.

Voluntários

Pontes pediu mais voluntários para a testagem da nitazoxanida. “Se tivéssemos 500 pacientes hoje, em 15 dias teríamos a resposta se ele funciona ou não. As indicações de que ele funcionam são extremamente positivas, o que é uma coisa muito boa para a gente imaginar. A nitazoxanida não tem nenhum efeito colateral. Então, é uma possibilidade de que funcione no combate à covid”, disse o ministro. 

O formulário de cadastro para os testes do MCTIC está disponível no site da pasta https://www.testesclinicos.mctic.gov.br/formulario. Quem se interessar também pode ir a um dos 17 hospitais ao redor do país onde estão sendo realizados os experimentos com a nitazoxanida. Em Brasília, os testes clínicos com a nitazoxanida estão sendo realizados no Hospital das Forças Armadas (HFA) e no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Confira a lista com os outros 15 hospitais:

Rio de Janeiro

Hospital Central da Aeronáutica 
Hospital da Força Aérea do Galeão 
Hospital Naval Marcilio Dias
Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE)

Estado de São Paulo

São Paulo: Hospital da Força Aérea de São Paulo – HFASP
Mogi das Cruzes: Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo
São Caetano do Sul: Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano do Sul
Barueri: Hospital Municipal de Barueri
Sorocaba: Hospital Regional de Sorocaba Dr Adib D Jatene- Bata Branca
São Miguel: Hospital Geral de São Mateus (Aguardando aprovação da CONEP)

Belo Horizonte

Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte
Hospital Mater Dei S.A. (Aguardando aprovação da CONEP)

Recife

Hospital das Clínicas da UFPE

Manaus

Complexo Hospitalar Nilton Lins 

Curitiba

Complexo do Trabalhador de Curitiba
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL