DECLARAÇÃO

Ex-jogadora de vôlei Ana Paula associa negros a números de crimes nos EUA

Publicado em: 05/06/2020 09:41 | Atualizado em: 05/06/2020 09:53

 (Foto: Reprodução/Instagram)
Foto: Reprodução/Instagram

Em meio a uma das maiores ondas de protestos contra o racismo nos Estados Unidos, a ex-jogadora de vôlei Ana Paula Henkel fez uma associação à população negra e estatísticas de crimes no país.

A partir de uma série de posts no Twitter, a ex-atleta (branca), que atualmente mora nos EUA, defendia que a polícia mata mais brancos do que negros no país e negava a existência de um racismo sistêmico.

Uma de suas últimas postagens associa os negros a dados de crimes no território americano.  "12% negros. 62% dos roubos. 56% dos assassinatos. Do your math (Faça suas contas)", escreveu Ana Paula pela rede social.

12% negros.
62% dos roubos.
56% dos assassinatos.

Do your math.

— Ana Paula Henkel (@AnaPaulaVolei) June 3, 2020

 Os números foram extraídos do livro The war on cops: How the new attack on law and order makes everyone less safe (A guerra contra a polícia: Como o novo ataque à lei e à ordem torna todos menos seguros), de 2017, da autora (também branca) Heather Mac Donald. Uma das teses defendidas na obra citada por Ana Paula é a de que desde o homicídio do jovem negro Michael Brown, de 18 anos, em Ferguson, em 2014, pela polícia, os policiais estão se afastando do policiamento proativo, e os criminosos estão se encorajando.

No Twitter, Ana Paula seguiu. "A polícia mata mais negros que brancos” é uma falácia. Pesquise. A brutalidade policial existe e tem que ser exposta, mas NÃO é a regra e não mata mais negros. Veja as estatísticas. Há um pesquisa gde do Washington Post (viés esquerdista) sobre isso. Vc encontra nesse livro. De acordo com a brasileira, em dez milhões de prisões, 19 pessoas brancas foram mortas pela polícia, contra 9 mortes de negros.

 

 

Questionada na rede pelo jornalista Anselmo Caparica, da Rede Globo, ela não esclareceu o que quis dizer com os percentuais publicados e preferiu atacar. 320 milhões de pessoas. 42 milhões de negros. 9 negros morreram em ações policiais em 2019. Nove. Racismo sistêmico por parte da polícia?? Permita-me antecipar sua resposta: números não representam "o sentimento" (FTR: Sim, há racismo, mas não é sistêmico como querem empurrar.) 


"O tuíte vem de uma thread longa, Anselmo. Bem longa. Vc me conhece e não precisa pagar pedágio ideológico. Lamentável é a sua falta de honestidade”, declarou a ex-jogadora. E completou: “Não há absolutamente nada racista na thread, muito pelo contrário, eu concordo com o rapaz e mostro apenas as estatísticas que ajudam a entender uma abordagem maior dos policias, tentando trazer o debate para o campo social, onde mora, muitos dos problemas dessas comunidades”.  

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL