Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

REPERCUSSÃO

Após acusação de racismo, cervejaria em SP tira de site rótulo com ilustração de mulher escravizada

Por: FolhaPress

Publicado em: 26/06/2020 15:04 | Atualizado em: 26/06/2020 15:34

 (Foto: Divulgação/Dogma)
Foto: Divulgação/Dogma
Uma semana após a fabricante de produtos de limpeza Bombril virar assunto nas redes sociais com a esponja de aço Krespinha, foi a vez de uma cervejaria artesanal paulistana ser acusada de racismo por internautas.

A Cafuza, rótulo da cervejaria Dogma, traz uma ilustração com uma mulher negra escravizada. O produto foi retirado do ar 2 horas após virar assunto no Twitter. A cerveja está indisponível em todas as lojas terceirizadas.

Em sem perfil nas redes sociais, a artista brasileira Marina Amaral denunciou o caso. "Vocês se lembram dessa foto tirada pelo Alberto Henschel que eu restaurei e colorizei? Pois é, alguém achou que seria uma boa ideia transformar o rosto dessa mulher escravizada, violentada, explorada e subjugada em imagem ilustrativa de lata de cerveja", escreveu Amaral.

Após cobranças de usuários na conta do Instagram da cervejaria há uma semana, a empresa justificou que o rótulo foi feito há muito tempo. De acordo a resposta, o rótulo deixou de ser produzido no início de 2019 e que, caso volte a ser produzida, terá embalagem modificada.

A fotografia foi tirada pelo imigrante alemão Alberto Henschel em 1869, um dos empresários responsáveis por difundir a fotografia no Brasil no século 19 e por retratar a escravidão e a família imperial. O retrato faz parte do acervo Leibniz-Institut für Länderkunde em Leipzig, na Alemanha.

A cervejaria artesanal paulistana foi fundada em 2015 e chegou a ser eleita a melhor cervejaria brasileira de 2015, 2017 e 2018 pelo RateBeer, site de avaliação especializado na bebida. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Itália proíbe entrada de viajantes brasileiros
10/07 Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Burro invasor de lives faz santuário de animais arrecadar dinheiro
Seminário discute novo marco legal do saneamento básico
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco