° / °

Brasil
FORTALEZA

Dom Aldo Pagotto, arcebispo emérito da Paraíba, morre com suspeita de Covid-19

Publicado: 14/04/2020 às 22:41

/sacerdote foi vigário-geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, em 1997. Foto: Santuário de Aparecida/Divulgação

/sacerdote foi vigário-geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, em 1997. Foto: Santuário de Aparecida/Divulgação

O arcebispo emérito da Paraíba e ex-vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Aldo di Cillo Pagotto, 70 anos, morreu nesta terça-feira (14) no Ceará. Em tratamento contra o câncer, o sacerdote estava internado na UTI do Hospital da Unimed, em Fortaleza, onde apresentou um quadro de insuficiência respiratória, compatível com a Covid-19. O resultado do exame deve ser conhecido nesta quarta-feira (15), o que determinará as condições para o sepultamento.

Em comunicado, a Unimed Fortaleza informou que arcebispo emérito havia sido hospitalizado com sintomas de pneumonia no dia 1° de abril. O óbito ocorreu no começo da tarde desta terça-feira, por volta das 14h, tendo como motivo uma infecção no aparelho respiratório. Dom Aldo se submetia a tratamento contra o câncer desde 2017, doença que voltou a se manifestar no fígado e no pulmão, levando-o a sessões de quimioterapia.

Dom Aldo era membro da Congregação dos Padres Sacramentinos e morava em Fortaleza depois renunciar, em 2016, o comando da Arquidiocese da Paraíba, com sede em João Pessoa. Na Arquidiocese de Olinda e Recife, em 1997, ele exerceu a função de vigário-geral durante o arcebispado de dom José Cardoso Sobrinho. Ordenado bispo, em 31 de outubro de 1997, sucedeu dom Walfrido Teixeira, na diocese cearense de Sobral, onde permaneceu até maio de 2004, quando transferido para a Arquidiocese da Paraíba.

“A Arquidiocese de Olinda e Recife lamenta o falecimento, na tarde de hoje, de dom Aldo di Cillo Pagotto, arcebispo emérito da Paraíba. Ele já vinha enfrentando um sério problema de câncer”, afirmou dom Fernando Saburido, em nota.

Ao jornal O Povo, o superior dos Sacramentinos, padre Anízio Ferreira, disser o arcebispo emérito da Paraíba enfrentou um câncer de próstata em 2017. A doença se espalhou para o intestino grosso e, há poucos meses, para o pulmão e o fígado. “Ele é um grande guerreiro, um grande missionário”, disse. Dom Aldo estava na Paróquia de São Benedito, na capital cearense, onde celebrou missas até meados de março deste ano.
Mais de Brasil