DOCUMENTO DA SBI

Vitamina C e corticoide não são recomendados no tratamento de Covid-19

Publicado em: 16/03/2020 15:35

 (Foto: ThinkStock/Reprodução)
Foto: ThinkStock/Reprodução
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou um documento com orientações e informações sobre a pandemia de coronavírus. No informe, os médicos da entidade alertam que nenhum medicamento deve ser usado para tratar pacientes com Covid-19 até se ter evidência científica de comprovação. 

Vitamina C, corticoide, lopinavir-ritonavir, cloroquina e interferon são algumas das drogas que não devem ser aplicadas para tratar a doença. O corticoide, por exemplo, já demonstrou que pode piorar a evolução de outras viroses respiratórias, como na gripe.

Os infectologistas afirmam que entre 80 e 85% dos casos de coronavírus são leves: os pacientes não precisam ser hospitalizados e devem permanecer em isolamento domiciliar. Enquanto isso, 5% dos casos precisam de internamento hospitalar intensivo. Quanto ao contágio, a SBI afirma que uma pessoa infectada transmite o vírus em média para 2,74 pessoas. Essa taxa é maior do que a da pandemia de influenza H1N1, de 2009, que registrou 1,5. Porém, é menor do que a de sarampo, na qual cada pessoa contaminada transmitia para outras 15.
 
No Brasil, o número de casos da doença já passou de 200. O último relatório aponta que São Paulo registra o maior número de casos confirmados, com 136. Isso representa 68% de todos os casos no país. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL