Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

EXAME

HFA diz que não recebeu ordem para fornecer nomes de pacientes com Covid-19

Publicado em: 21/03/2020 16:42

Bolsonaro é um dos pacientes que foram testados no HFA (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Bolsonaro é um dos pacientes que foram testados no HFA (Foto: Isac Nóbrega/PR)
A ordem judicial para que o Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, forneça ao Governo do Distrito Federal o nome dos pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus ainda não chegou à direção da unidade hospitalar. Foi esse hospital o responsável pelo primeiro exame do presidente Jair Bolsonaro, após voltar de uma viagem aos Estados Unidos.

"Até o momento, o Hospital das Forças Armadas (HFA) não recebeu qualquer notificação por parte da Justiça", afirmou o ministério, em nota encaminhada ao jornal Estado de S. Paulo neste sábado (21). "Todas as notificações positivas para Covid-19 estão sendo informadas como preconizado", diz ainda o texto.

A decisão para que o hospital dê as informações ao GDF foi tomada na sexta-feira pela Justiça Federal do DF. Se não cumprir a determinação, o HFA terá de pagar multa diária de R$ 50 mil, além de o diretor poder ser responsabilizado cível, criminal e administrativamente.

A decisão, em caráter liminar, em ação de obrigação de fazer, foi proposta pela Procuradoria-geral do Distrito Federal e leva em conta que essas informações são fundamentais para a elaboração de políticas públicas de combate à Covid-19.

Comitiva testa positivo

Até a sexta-feira, 22 pessoas, quase metade da comitiva que viajou com Bolsonaro à Flórida, haviam testado positivo para o novo coronavírus. O presidente afirma que já fez dois testes e que ambos deram negativo. 

A primeira manifestação ocorreu no último dia 13, quando o presidente publicou no Twitter: "HFA/SABIN atestam negativo para o COVID-19 o Sr. Pres. da República Jair Bolsonaro". Na terça-feira passada, o presidente usou o Twitter mais uma vez para anunciar resultado negativo para o segundo teste: "Informo que meu 2° teste para COVID-19 deu NEGATIVO. Boa noite a todos", escreveu o presidente na rede social.

Na sexta-feira, ao ser questionado se mostraria o resultado de seu exame, o presidente disse não ver a necessidade e disse que poderá fazer um novo exame na próxima semana, uma vez que pode ter isdo infectado após a realização do último teste. No fim da entrevista, disse que, se uma facada não o tinha matado, não seria uma "gripezinha" que o derrubaria.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
De 1 a 5 : Cuidados com a luz são essenciais na rotina do trabalho remoto
Candidatos têm características das mais distintas, mas estão longe de representar os grupos sociais
Resumo da semana: 5 anos do surto de microcefalia, Covid suspende aulas e nova pesquisa no Recife
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #289 - Colênquima e esclerênquima
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco