EXAME

HFA diz que não recebeu ordem para fornecer nomes de pacientes com Covid-19

Publicado em: 21/03/2020 16:42

Bolsonaro é um dos pacientes que foram testados no HFA (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Bolsonaro é um dos pacientes que foram testados no HFA (Foto: Isac Nóbrega/PR)
A ordem judicial para que o Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, forneça ao Governo do Distrito Federal o nome dos pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus ainda não chegou à direção da unidade hospitalar. Foi esse hospital o responsável pelo primeiro exame do presidente Jair Bolsonaro, após voltar de uma viagem aos Estados Unidos.

"Até o momento, o Hospital das Forças Armadas (HFA) não recebeu qualquer notificação por parte da Justiça", afirmou o ministério, em nota encaminhada ao jornal Estado de S. Paulo neste sábado (21). "Todas as notificações positivas para Covid-19 estão sendo informadas como preconizado", diz ainda o texto.

A decisão para que o hospital dê as informações ao GDF foi tomada na sexta-feira pela Justiça Federal do DF. Se não cumprir a determinação, o HFA terá de pagar multa diária de R$ 50 mil, além de o diretor poder ser responsabilizado cível, criminal e administrativamente.

A decisão, em caráter liminar, em ação de obrigação de fazer, foi proposta pela Procuradoria-geral do Distrito Federal e leva em conta que essas informações são fundamentais para a elaboração de políticas públicas de combate à Covid-19.

Comitiva testa positivo

Até a sexta-feira, 22 pessoas, quase metade da comitiva que viajou com Bolsonaro à Flórida, haviam testado positivo para o novo coronavírus. O presidente afirma que já fez dois testes e que ambos deram negativo. 

A primeira manifestação ocorreu no último dia 13, quando o presidente publicou no Twitter: "HFA/SABIN atestam negativo para o COVID-19 o Sr. Pres. da República Jair Bolsonaro". Na terça-feira passada, o presidente usou o Twitter mais uma vez para anunciar resultado negativo para o segundo teste: "Informo que meu 2° teste para COVID-19 deu NEGATIVO. Boa noite a todos", escreveu o presidente na rede social.

Na sexta-feira, ao ser questionado se mostraria o resultado de seu exame, o presidente disse não ver a necessidade e disse que poderá fazer um novo exame na próxima semana, uma vez que pode ter isdo infectado após a realização do último teste. No fim da entrevista, disse que, se uma facada não o tinha matado, não seria uma "gripezinha" que o derrubaria.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL