ATUALIZAÇÕES

Coronavírus: Acompanhe as notícias do dia em tempo real

Publicado em: 26/03/2020 06:48 | Atualizado em: 26/03/2020 18:56

 (Foto: OMAR HAJ KADOUR / AFP)
Foto: OMAR HAJ KADOUR / AFP
Acompanhe aqui - em tempo real - as principais notícias sobre o coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo:

18H25 - EMPRESA PERNAMBUCANA DOARÁ 100 MIL MÁSCARAS
Grupo Moura afirma que, nos últimos cinco dias, voltou suas equipes de engenharia para atuar no desenvolvimento de um produto com duas camadas de tecido à base de algodão e um filtro de lã sintética. O modelo segue o usado pela população chinesa para proteção individual. Leia mais.

18H21 BRASILEIROS VÃO PODER TIRAR DÚVIDAS PELO WHATSAPP
Pelo WhatsApp, os cidadãos vão poder sanar dúvidas sobre os sintomas da doença, as formas de transmissão e o isolamento social. O número vai atuar, também, no combate às fake news. Para ter acesso às informações, basta adicionar, na agenda de contatos, o número (61) 9938 0031. Leia mais.

18H19 - PRODUTORES DE CACHAÇA VÃO DOAR 70 MIL DE LITROS DE ÁLCOOL AO SUS  
O Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) vai doar pelo menos 70 mil litros de álcool etílico, hidratado a 70%, ao Sistema Único de Saúde (SUS), para colaborar no combate ao novo coronavírus. A entidade representa o setor produtivo da cachaça no país. De acordo com o diretor-executivo do Ibrac, Carlos Lima, o movimento é recente e tende a aumentar. Leia mais. 

18H03 - DEZ ESTABELECIMENTOS SÃO FECHADOS NO CABO POR DESCUMPRIR DECRETO 
Hoje (26) pela manhã, as equipes encontraram 10 lojas descuprindo a determinação. Os responsáveis pelos estabelecimentos - barbearias, floricultura, bomboniers entre outros -  foram orientados a fecharem.A medida não vale para supermercados, mercados, padarias, casa de rações, feiras livres, farmácias, oficinas e postos de combustíveis.Leia mais.

17H48 - NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS EM PE SOBE PARA 48
Subiu para 48 o número de casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco. De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (26) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os dois novos casos são de um paciente de 63 anos que está em Unidadede Terapia Intensiva (UTI) e de uma pessoa, de idade não informada, que está em isolamento domiciliar. Os dois pacientes são moradores do Recife. Leia mais. 

17H35 - SOBE PARA 77 O NÚMERO DE ÓBITOS NO BRASIL
O número de mortes causadas em decorrência do novo coronavírus no Brasil, subiu de 57 para 77 em 24h. O balanço foi divulgado pelo Ministério da Saúde, em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (26). Ao todo, o país contabilizava 2.915 casos confirmados da Covid-19, na quarta-feira eram 2.433, destes 1665 estão concentrados na região sudeste. Ainda de acordo com as informações do ministério, a taxa de letalidade da doença no país é de 2,7%. 

16H - MAIA SUGERE AUMENTO DE AUXÍLIO PARA INFORMAIS
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sugeriu que o governo federal defina o auxílio emergencial para os trabalhadores informais no valor equivalente a R$ 500. Na declaração, dada na tarde desta quinta-feira (26), o parlamentar também alertou que as empresas de médio e pequeno porte também devem ser atendidas o quanto antes. Leia mais. 

15H - ATOR MARK BLUM MORRE POR COMPLICAÇÕES DO CORONAVÍRUS
O ator Mark Blum faleceu nesta quinta-feira (26) aos 69 anos por complicações decorrentes do coronavírus, de acordo com o TMZ. Ele era conhecido por seus papéis em Crocodilo Dundee e Procura-se Susan Desesperadamente, ambos dos anos 1980, mas recentemente estrelou também a série da Netflix You como Sr. Mooney

13H36 - MORAES SUSPENDE MEDIDA QUE RESTRINGIA ACESSO À INFORMAÇÃO
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu nesta quinta-feira (26) os efeitos da medida provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que criava restrições ao acesso a informações. A suspensão vale até decisão definitiva do plenário, o que não tem prazo para ocorrer. 
Leia mais. 

12H40 - GOVERNO ZERA IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO DO CLOROQUINA
O governo zerou as tarifas de importação de medicamentos como a cloroquina e a hidroxicloroquina, originalmente usados por pacientes com malária, lúpus e artrite. O uso dessas drogas no combate ao novo coronavírus, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro, é foco de controvérsia entre especialistas. Leia mais.

12H06 - SOBE PARA TRÊS O NÚMERO DE ÓBITOS EM PERNAMBUCO
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, na manhã desta quinta-feira (26), mais duas mortes causadas pelo novo coronavírus no estado, subindo para três o número de óbitos pela Covid-19 em Pernambuco. As vítimas são dois pacientes, um morador do Recife e um estrangeiro, que estavam internados no Real Hospital Português (RHP), ambos faleceram na madrugada desta quinta-feira (26). Leia mais. 

11H38 - BRASIL TEM SETE MILHÕES DE INFORMAIS NO GRUPO DE RISCO DA COVID-19
Sete milhões de brasileiros eram parte de um grupo duplamente vulnerável à crise do coronavírus, sob a ótica da realidade brasileira em 2013 (último ano para o qual há dados disponíveis). Do lado econômico, trabalhavam como autônomos; no âmbito da saúde, tinham doenças crônicas, que aumentam os riscos em caso de infecção. Leia mais. 

11H27 - ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE PODEM ENTRAR NA JUSTIÇA PARA ANTECIPAR DIPLOMA
O Ministro da Educação Abraham Weintraub defendeu nesta quinta-feira (26) que estudantes de medicina e enfermagem adotem a judicialização como meio para adiantar a colação de grau, podendo assim, começar a atuar no combate à pandemia do coronavírus nos hospitais do país. A condição é que eles já estejam no final do curso e tenham completado todas as exigências para a conclusão.

11H07 - FLOYD CARDOZ, DO PROGRAMA TOP CHEF, MORRE POR CORONAVÍRUS
O chef de cozinha Floyd Cardoz, 59, que venceu o programa Top Chef Masters americano, morreu, na última terça-feira (24), em decorrência do novo coronavírus. Ele foi diagnosticado com a doença na semana passada e estava internado em um hospital de Nova Jersey, nos Estados Unidos. Leia mais. 

10H39 - GOIÁS TEM A 1ª MORTE CONFIRMADA NO CENTRO-OESTE
O governador Ronaldo Caiado (DEM) informou que a vítima é uma idosa de 66 anos, que morava em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Ela era hipertensa, tinha diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica e teve dengue recentemente. Leia mais. 

09H17 - MORTES NA ESPANHA ULTRAPASSAM 4 MIL
A Espanha registrou 655 mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número menor do que as 700 da quarta-feira, informou hoje (26) o Ministério da Saúde. O total de mortes no país ultrapassou 4 mil. Leia mais.

08H50 - IRÃ ANUNCIA 157 MORTES EM 24 HORAS E TOTAL CHEGA A 2.234
As autoridades iranianas anunciaram nesta quinta-feira 157 mortes em 24 horas provocadas pela Covid-19, o que eleva a 2.234 o balanço oficial de vítimas fatais pela pandemia de coronavírus no país, um dos mais afetados, ao lado da China, Itália, Espanha e Estados Unidos. Leia mais.

08H01 - CÂMARA APROVA PROJETO QUE GARANTE MERENDA PARA FAMÍLIAS DE ALUNOS
A Câmara aprovou, na noite desta quarta-feira (25), o projeto de lei 786/20, que prevê distribuição da merenda escolar para as famílias dos alunos, caso as escolas estejam fechadas devido a calamidade pública, como é o caso da pandemia de coronavírus. Os deputados votaram o texto na primeira sessão remota da Casa. Leia mais.

07H38 - BANCOS MUDAM HORÁRIO PARA ATENDER PESSOAS DO GRUPO DE RISCO
Já prevendo a alta demanda dos bancos nos dias de pagamento dos benefícios aos aposentados e pensionistas, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) recomendou que as agências adotem um horário de funcionamento exclusivo para idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiências. A intenção é evitar a propagação da COVID-19 entre as pessoas dentro do grupo de risco. Leia mais.

07H15 - RÚSSIA SUSPENDE TODOS OS VOOS INTERNACIONAIS A PARTIR DE MEIA-NOITE
A Rússia suspenderá todos os voos internacionais a partir de sexta-feira à meia-noite (18h de Brasília, quinta-feira), de acordo com um decreto publicado pelo governo que inclui novas medidas contra o coronavírus. Leia mais.

07H09 - SENADO AMERICANO APROVA PLANO DE AJUDA DE US$ 2 TRILHÕES
O Senado dos Estados Unidos aprovou na quarta-feira à noite um plano "histórico" de dois trilhões de dólares para dar oxigênio à maior economia do mundo, asfixiada pela pandemia de coronavírus, que já provocou mais de 1.000 mortes no país. Leia mais.

07H07 - BOLSAS EUROPEIAS ABREM EM QUEDA
As principais Bolsas da Europa iniciaram a quinta-feira em queda, em um mercado preocupado com os números do emprego nos Estados Unidos no contexto da pandemia mundial de coronavírus. Londres recuava 2,61% nos primeiros minutos da sessão, enquanto Frankfurt perdia 1,76% e Paris cedia 2,25%.

06H59 - EUA REGISTRAM CERCA DE 70 MIL CASOS E MAIS DE MIL MORTOS
Subiu para 1.031 o total de mortos pela Covid-19 nos Estados Unidos, onde existem 68.572 casos da doença, segundo uma contagem da Universidade Johns Hopkins. Com esses números, os Estados Unidos seguem como o terceiro país com mais infecções, depois da China e da Itália, que registrou 827 mortes nas últimas 24 horas. Leia mais.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL