COVID-19

Coronavírus: parentes de pessoas com síndrome gripal também terão direito a atestado de 14 dias

Publicado em: 19/03/2020 22:35

 (Foto: Nelson Almeida/AFP)
Foto: Nelson Almeida/AFP
Parentes de pessoas diagnosticadas com síndrome gripal (uma doença que provoca sintomas como o da gripe) vão receber atestado médico para ficarem em isolamento domiciliar por 14 dias. A medida vai valer em locais com transmissão comunitária - onde não é possível descobrir como foi contraído o vírus. De acordo com o Ministério da Saúde, esse tipo de transmissão já acontece nos estados de São Paulo e Pernambuco, nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, além do município de Tubarão, em Santa Catarina.
 
O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Erno Harzheim, anunciou a recomendação como forma de combater a Covid-19, que tem sintomas semelhantes ao da gripe. Harzheim afirmou ainda que se os familiares apresentarem sintomas, devem procurar atendimento médico.
 
“A partir de hoje os familiares de pessoas com diagnóstico de síndrome gripal vão receber nas unidades de saúde também um atestado médico para permanecer 14 dias em isolamento. Se nós três fôssemos [fazendo referência a outras pessoas na mesa] uma família aqui na mesa e um de nós recebesse o diagnóstico de síndrome gripal, os outros dois não precisariam estar na unidade. E o médico da unidade deve dar o atestado para as outras duas pessoas permanecerem em isolamento no domicílio” explicou Harzheim.

O ministério determinou que os casos leves devem ser atendidos nos postos de saúde. Isso inclui pessoas com sintomas leves de gripe, sem dificuldade respiratória e sem doenças pré-existentes. Já pessoas com síndrome gripal devem ser encaminhadas para os hospitais se apresentarem uma dessas condições: dificuldade respiratória, doenças cardíacas, doenças respiratórias crônicas, doenças renais, imunossuprimidos e doenças cromossômicas.

Quanto à amamentação, a recomendação é de que não deve ser interrompida, além de lavar as mãos antes de tocar o bebê e iniciar a mamada. Caso esteja com alguma síndrome gripal, a mãe deve usar máscara facial enquanto amamenta.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL