Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

ATUALIZAÇÕES

Coronavírus: Acompanhe as notícias do dia em tempo real

Publicado em: 22/03/2020 10:05 | Atualizado em: 22/03/2020 17:41

 (Foto: SEBASTIEN BOZON / AFP)
Foto: SEBASTIEN BOZON / AFP
Acompanhe aqui - em tempo real - as principais notícias sobre o coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo: 

17H22 - SUSPENSOS ATENDIMENTOS PRESENCIAIS NO EDIFÍCIO-SEDE DA PREFEITURA
Para reduzir a concentração de pessoas conforme prevê as medidas divulgadas no Plano de Contingenciamento da Convid-19, que chegou a 117 ações até a sexta-feira (19), a Prefeitura do Recife (PCR) recomenda às instituições públicas e privadas que funcionem em horários distintos ou mesmo a suspensão de alguns serviços presenciais. A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP) informa as alterações de serviços de atendimento ao público no edifício-sede da PCR, localizado no Cais do Apolo, que passam a ser apenas online. Leia mais.

17H12 - SOBE PARA 37 O NÚMERO DE CASOS EM PERNAMBUCO
Nas últimas 24 horas, Pernambuco registrou quatro novos casos confirmados, sendo três no Recife e um em Olinda. Agora, são 37 confirmações, três casos prováveis e 310 casos em investigação. Outros 375 já foram examinados e descartados pelos médicos. Desde a quinta-feira passada, o Estado também já registrou três casos de cura clínica, pessoas que já conseguiram debelar a infecção viral e ficaram em condições de receber alta.

17H07 - GOVERNO DE PE ESTABELECE DECRETO PRESENCIAL APENAS PARA SERVIÇOS ESSENCIAIS
Com o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus dentro da própria administração de Pernambuco, o governador Paulo Câmara estabeleceu, neste domingo (22), medidas restritivas voltadas para os servidores estaduais, que passam a valer a partir desta segunda-feira (23). Por meio de decreto, o Governo determina que o atendimento presencial prestado por órgãos estaduais deve ser substituído por atendimento remoto, e orienta ainda a adoção do sistema de rodízio no caso dos serviços presenciais necessários às ações de enfrentamento à Covid-19 no estado. Leia mais.

17H06 - BRASIL TEM 1.546 CASOS CONFIRMADOS E 25 MORTES
O ministro da Saúde, Luiz Mandetta, divulgou neste domingo (22) um novo balanço sobre a expansão do coronavírus no país.  Em 24 horas, o número de óbitos subiu de 18 para 25, enquanto os casos confirmados subiram de 1.128 para 1.546. Leia mais.

16H35 - EUA REGISTRA MAIS DE 100 MORTES EM 24 HORAS
O novo coronavírus causou mais de 100 mortes nos Estados Unidos nas últimas 24 horas, elevando para 389 o número de óbitos no país, segundo a contagem divulgada neste domingo pela Universidade Johns Hopkins, usada como referência nacional. 

16H22 - BNDES ANUNCIA INJEÇÃO DE R$ 55 BILHÕES NA ECONOMIA
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou, neste domingo (22), medidas que totalizam R$ 55 bilhões que visam mitigar os efeitos da pandemia de coronavírus na economia. Leia mais.

15H44 - COI DÁ 4 SEMANAS PARA DECISÃO FINAL SOBRE OLIMPÍADAS DE TÓQUIO
O Comitê Olímpico Internacional (COI) terá quatro semanas para tomar uma decisão sobre os Jogos de Tóquio-2020 e cogita um possível adiamento, mas descarta cancelar o evento, informou neste domingo (22) o presidente da entidade, o alemão Thomas Bach, em carta aos atletas. Leia mais.

15H36 - EM CAMARAGIBE, IDOSOS E AMBULANTES SÃO ORIENTADOS A IREM PARA CASA
Uma operação no centro comercial de Camaragibe, neste domingo (22), orientou idosos que jogavam dominó na Rua Eliza Cabral e ambulantes que insistiam em vender objetos na rua a irem para suas casas. Todos foram proibidos de ficar no local. A operação foi realizada pela Guarda Municipal da Prefeitura de Camaragibe juntamente com a Polícia Militar. A orientação atende ao decreto do Governo de Pernambuco que proíbe o funcionamento de comércio não essencial. Leia mais.

15H09 - GOVERNO QUER ANTECIPAR FORMATURA DE ESTUDANTES DE MEDICINA
Com o intuito de reforçar as equipes de profissionais de saúde no país durante a pandemia da Covid-19, o governo federal quer antecipar as formaturas dos estudantes de medicinas que estão na etapa final da formação acadêmica. A medida seria parecida com uma tomada na Itália. Até o momento, o Brasil registrou 18 mortes e 1.128 casos confirmados de coronavírus, segundo o Ministério da Saúde. Leia mais.

14H59 - MANDETTA SUGERE ADIAR ELEIÇÕES DE 2020 POR CAUSA DE PANDEMIA
O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta sugeriu, em videoconferência com prefeitos das capitais neste domingo (22), que as eleições de 2020 sejam adiadas em razão da pandemia do novo coronavírus. Para ele, a disputa poderia comprometer o foco os políticos e causar uma "tragédia". Leia mais.

14H50 - ANGELA MERKEL ESTÁ EM QUARENTENA
A chanceler alemã Angela Merkel esteve em contato com um médico que testou positivo para o coronavírus na sexta-feira e "decidiu se colocar em quarentena" em sua casa, anunciou o porta-voz do governo alemão neste domingo (22). Leia mais.

14H41 - INFRAERO INFORMA QUE TERMINAIS ESTÃO OPERANDO NORMALMENTE
A Infraero informou neste domingo (22), por meio de nota, que todos os  47 terminais administrados pela empresa estão operacionais. A nota reafirma o que disse o Ministério da Infraestrutura na sexta-feira (20) de que  não há recomendação do governo federal para o fechamento da operação de aeroportos e portos. Leia mais.

14H38 - ESTAÇÃO SHOPPING DO METRÔ FECHA APÓS FUNCIONÁRIA APRESENTAR SINTOMAS
Uma funcionária terceirizada, que trabalha na bilheteria da Estação Shopping do Metrô do Recife, apresentou sintomas da Covid-19 no fim do expediente deste sábado (21). A mulher já foi afastada pela superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife e a Estação Shopping ficará fechada durante este domingo (22) “para uma higienização mais profunda”. No entanto, das 6h às 9h30 deste domingo (22), a Estação Shopping operou normalmente. Leia mais.

14H08 - ALEMANHA PROÍBE REUNIÕES DE MAIS DE DUAS PESSOAS PARA EVITAR TRANSMISSÃO
Reuniões de mais de duas pessoas estão proibidas na Alemanha, para combater a pandemia de coronavírus. A regra não vale para pessoas que dividem a mesma casa, segundo a agência pública de notícias do país. A decisão foi tomada pela primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, e pelos governos estaduais, neste domingo (22). Leia mais.

13H14 - NÃO HÁ RISCO DE DESABASTECIMENTO, DIZ MINISTRA DA AGRIGULTURA
Em conversas com o setor produtivo, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, 65, prepara um plano para assegurar o abastecimento de alimentos, desde a fazenda ao supermercado. Há serviços essenciais que não poderão parar durante o isolamento pelo coronavírus, e a produção e o transporte de alimentos são exemplos. Leia mais.

13H23 - TENOR ESPANHOL AFIRMA QUE ESTÁ COM COVID-19
O tenor espanhol Plácido Domingo, de 79 anos, informou em suas redes sociais neste domingo (22) que está com coronavírus. Ele escreveu: "Sinto que é meu dever moral anunciar que testei positivo para o COVID19, o vírus Corona. Minha família e eu estamos todos em auto-isolamento pelo tempo que for considerado clinicamente necessário". Leia mais.

13H - ATRIZ DE 'TRANSFORMERS' CONFIRMA MORTE DE PAI POR COVID-19
A atriz britânica Sophia Myles, 40, confirmou na noite deste sábado (21) a morte de seu pai, Peter, 67, em decorrência do novo coronavírus. "Descanse em paz, Peter Myles. Meu pai morreu há apenas algumas horas. Foi o coronavírus que o levou", postou ela em sua conta no Twitter. Leia mais.

12H17 - RIO DE JANEIRO CONFIRMA 1º CASO NA CIDADE DE DEUS
A Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou o registro do primeiro caso de coronavírus em uma comunidade carente. Trata-se de paciente da Cidade de Deus, na zona Oeste do município. Sua identidade não foi informada. Leia mais.

11H51 - MAIS DE 13 MIL MORTOS E QUASE UM BILHÃO DE CONFINADOS NO MUNDO
Quase um bilhão de pessoas em todo o mundo foram confinadas neste domingo (22) para conter a pandemia de coronavírus, que já deixou mais de 13.000 mortos e pelo menos 300.000 infectados, enquanto se espalha para novos países, incluindo a Colômbia, que anunciou sua primeira vítima mortal. A pandemia levou 35 países a aplicar medidas severas de contenção, que paralisam economias, transporte e vida cotidiana. Leia mais.

11H41 - TOQUE DE RECOLHER TOTAL NO IRAQUE ATÉ 28 DE MARÇO
As autoridades iraquianas anunciaram, neste domingo (22), a imposição do toque de recolher nas 18 províncias do país, após a morte de 20 pessoas pelo novo coronavírus e à medida que o número de infecções aumenta. Metade das províncias já impôs toque recolher em nível local, mas agora as viagens são proibidas em todo o país até 28 de março. Leia mais.

11H40 - PM SUSPENDE CASAMENTO EM CARPINA PARA EVITAR CONTAMINAÇÕES
Um casamento foi suspenso por policiais militares do 2º Batalhão, no sábado (21), em uma casa de festas, no bairro de São Sebastião, em Carpina. Os policiais foram acionados pela vigilância sanitária. A festa contaria com a participação de 200 pessoas e ainda não tinha começado. O governo do estado determinou isolamento da população e suspendeu eventos desse porte para evitar a disseminação do coronavírus. Leia mais.

11H31 - ESPANHA TEM 8 PRESOS EM ORGIA DURANTE ORDEM DE ISOLAMENTO
A polícia de Barcelona, na Espanha, prendeu oito homens, na noite da última sexta-feira (20), que teriam organizado uma orgia com uso de drogas durante a ordem de isolamento estabelecida na região por causa da disseminação do novo coronavírus. Leia mais.

11H10 - ORGANIZADORES DAS OLIMPÍADAS DE TÓQUIO SE PREPARAM PARA ADIAMENTO
Os organizadores das olimpíadas de Tóquio estão começando a se preparar para um possível adiamento frente à pandemia do coronavírus. A informação é da agência de notícias Reuters, que falou sob condição de anonimidade com duas fontes próximas à organização do evento. Leia mais.

11H04 - HOSPITAL DA MULHER GANHA 208 LEITOS EXCLUSIVOS PARA PACIENTES COM COVID-19
O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, anunciou, na manhã deste domingo (22), a criação de 208 leitos no Hospital da Mulher exclusivos para coronavírus, sendo 54 leitos de UTI. Para imediato, são 12 de UTI e 34 de enfermaria. O restante será liberado semana a semana com a chegada de equipamento. O anúncio foi feito em reunião com secretários municipais. Leia mais.

10H48 - OPERAÇÃO RETIRA MAIS 105 PASSAGEIROS DO CRUZEIRO SILVER SHADOW
Mais 105 pessoas deixam o navio Silver Shadow neste domingo (22), terceiro dia da retirada de ocupantes do cruzeiro de bandeira das Bahamas, coordenada pelo Governo de Pernambuco. A remoção dos passageiros, que há dez dias estão isolados dentro da embarcação no Porto do Recife, começou às 9h. Com isso, a operação terá conseguido liberar 342 turistas. Leia mais.

10H46 - ESPANHA REGISTRA 394 MORTES NAS ÚLTIMAS 24 HORAS E NÚMERO CHEGA A 1.720
O número de mortos em decorrência do novo coronavírus na Espanha aumentou em 394 em um dia, chegando a 1.720, de acordo com o último balanço do Ministério da Saúde. Ao todo, o país europeu registrou 28.572 contágios. Na Espanha, 1.785 pessoas estão na UTI e 2.575 tiveram alta. Dos pacientes, 12% são trabalhadores da saúde. A situação do país levou o governo a estender o estado de alarme por 15 dias. Leia mais.

10H39 - BRASIL TERÁ 10 MILHÕES DE TESTES DA COVID-19
O Ministério da Saúde anunciou, ontem, que pretende distribuir 10 milhões de testes laboratoriais rápidos para diagnóstico da Covid-19, doença que resultou em uma pandemia que já matou 18 brasileiros, até o momento, além de 1.128 outros casos confirmados. O governo deve enviar 5 milhões de kits para todos os estados até o próximo domingo, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, em coletiva à imprensa. Leia mais.

10H11 - EXAME DESCARTA QUE CRIANÇA MORREU POR COVID-19 EM PERNAMBUCO
O governo do estado descartou que a criança de um ano, que morreu no sábado (21), no Hospital Oswaldo Cruz, no bairro de Santo Amaro, foi vítima da Covid-19. Os resultados para outras síndromes respiratórias (são exames distintos) ainda são aguardados. Leia mais.

09H51 - ITÁLIA FECHA TODAS AS INDÚSTRIAS NÃO ESSENCIAIS
Com o maior número global de mortes pelo novo coronavírus (4.925) e de doentes em estado grave (2.857), a Itália decidiu na noite deste sábado (21) ampliar o isolamento social no país. Todas as fábricas e empresas não essenciais (que não produzam medicamentos, material de saúde ou alimentos) serão fechadas até pelo menos o dia 3 de abril. Leia mais.

09H02 - ESTADOS UNIDOS PASSAM ESPANHA E SÃO O 3º PAÍS COM MAIS CASOS
O número de casos confirmados nos Estados Unidos chegou a 26.900 na manhã deste domingo (22), colocando o país em terceiro lugar no mundo, atrás de China (81.054) e Itália (53.578). A Espanha que no sábado tinha mais casos que os EUA, registra na manhã deste domingo 25.496. Leia mais.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Dr Carlos Romeiro, ortopedista
Rhaldney Santos entrevista Celso Muniz (MDB)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #181 - Tiops de rins dos vertebrados
Rhaldney Santos entrevista Dr. Felipe Dubourcq, urologista
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco