Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

EXCESSÃO

CFM libera a telemedicina no Brasil para conter coronavírus

Por: FolhaPress

Publicado em: 19/03/2020 21:39

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou em caráter excepcional e enquanto durar a pandemia de Covid 19 o uso da telemedicina.

Em ofício encaminhado ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta quinta (19), o conselho reconhece a possibilidade de uso da teleorientação e o encaminhamento do pacientes em isolamento, o telemonitoramento e a teleinterconsulta, ou seja, troca de informações entre médicos para o auxílio diagnóstico ou terapêutico.

No documento, o presidente do CFM diz que a medida foi tomada tendo em vista situação criada pela propagação descontrolada da Covid 19, da necessidade de isolamento social e de proteger a saúde dos médicos e dos pacientes.

Desde o início da epidemia, o CFM tem sofrido pressões para regulamentar a telemedicina por meio de resolução. Em 2019, chegou a aprovar, mas acabou revogando por pressões dos conselhos regionais e de médicos. A última resolução é de 2002.

"As várias consultas que aconteceram após a revogação atrasaram muito o processo e agora, com o coronavírus, fomos surpreendidos pela necessidade óbvia e preemente da telemedicina", afirma José Luiz Gomes do Amaral, presidente da APM (Associação Paulista de Medicina).

Segundo ele, ainda que provisória e parcial, a autorização já é alguma coisa, mas existem lacunas importantes . "A teleconsulta não foi contemplada nessa medida. Nas próximas semanas, isso precisa ser objeto de revisão. A passos de corrida não de uma lenta caminhada", afirma.

Ele cita, por exemplo, quadros virais que vão se tornar muito frequentes a partir de agora, como otites, rinites e laringites, e que ainda não será possível o médico fazer diagnóstico e prescrever a distância.

"A gente enfrenta isso todos os anos e os consultórios, agora, estão fechados . Também teriam que estar aparelhados, com todos os recursos, para discernir entre o coronavírus e outras situações.", afirma.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Itália proíbe entrada de viajantes brasileiros
10/07 Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Burro invasor de lives faz santuário de animais arrecadar dinheiro
Seminário discute novo marco legal do saneamento básico
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco