Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

EPIDEMIA

Ao menos 172 municípios do país já têm casos confirmados de coronavírus

Por: FolhaPress

Publicado em: 25/03/2020 13:28

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
Ao menos 172 municípios brasileiros já registram casos confirmados de coronavírus. A maior concentração é na região Sul do país, que tem 63 cidades com registros. O estado com maior número de municípios atingidos é o Rio Grande do Sul, onde 30 cidades têm pessoas doentes. Em seguida vem Santa Catarina, com 21, e São Paulo, com 20.

Até a noite de segunda (23), o números oficiais indicavam que oito estados registravam infectados apenas em suas capitais: Alagoas, Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Piauí, Roraima e Tocantins.

O levantamento foi feito pela reportagem com base em dados da plataforma colaborativa Brasil.IO e números das secretarias estaduais de Saúde. Por conta da defasagem na atualização de casos, é possível que os números estejam subestimados e haja mais cidades afetadas.

Embora a maioria das secretarias apresente boletim atualizado diariamente, nem sempre são informados o número de casos por município. O Ministério da Saúde também não tem priorizado esse tipo de detalhamento no seu balanço diário. Há, ainda, dessincronização entre os dados dos municípios e os dos estados.

São Paulo, estado com maior quantidade de pessoas infectadas pelo coronavírus, divulgou pela última vez o quadro atualizado de registros por município na última sexta (20), quando contabilizava 396 pessoas doentes em 20 cidades (90% dos diagnósticos aconteceram na capital).

Nesta terça (24), já eram 810 infectados no estado, com 40 mortes. Em todo o país, já são mais de 2.000 pessoas doentes e 46 mortos. Além disso, contribui para a subnotificação o fato de que boa parte dos casos de coronavírus não chegam a ser detectados, seja porque um grande número de pessoas não apresenta sintomas ou seja devido à política de testes adotada pelo Ministério da Saúde, que prioriza os casos em que há complicações de saúde.

O governo tem sofrido pressão para ampliação da testagem de possíveis casos da Covid-19. O número atual de testes já distribuídos a laboratórios dos estados é de 30 mil, montante considerado insuficiente.

Em entrevista à imprensa na tarde desta terça-feira, o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo dos Reis, estimou que apenas 14% das ocorrências sejam diagnosticadas –86% dos doentes, portanto, não devem entrar para as estatísticas oficiais.

Chama a atenção a velocidade com que o vírus se espalhou pelo país. O primeiro caso foi confirmado na capital paulista, em 26 de fevereiro. Dez dias depois, já havia registros em 30 cidades de 14 estados.

A primeira confirmação na região Norte veio no dia 13, quando Manaus teve o primeiro diagnóstico. No sábado, a Covid-19 chegou a todo o país. Naquele dia, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, afirmou em seu perfil nas redes sociais que duas pessoas haviam tido resultado positivo para o teste de coronavírus.

Na última sexta-feira (20), o Ministério da Saúde declarou que há transmissão comunitária ou sustentada em todo o país. Isso significa que há contaminação entre pessoas que não viajaram e que não têm vínculo com algum dos casos confirmados registrados anteriormente.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Candidatos têm características das mais distintas, mas estão longe de representar os grupos sociais
Resumo da semana: 5 anos do surto de microcefalia, Covid suspende aulas e nova pesquisa no Recife
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #289 - Colênquima e esclerênquima
Rhaldney Santos entrevista Dra. Larissa Ventura, oftalmopediatra
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco