Covid-19

Anvisa sugere que profissionais usem máscaras fora da validade

Publicado em: 21/03/2020 17:00 | Atualizado em: 21/03/2020 17:35

 (Foto: Paolo MIRANDA / AFP)
Foto: Paolo MIRANDA / AFP
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está recomendando que profissionais de saúde usem máscaras fora do prazo de validade ou reutilizem aquelas que ainda estejam em 'condições de uso’. A determinação da agência é válida apenas para locais que não tenham matérias de proteção suficiente para as equipes de sáude.

Segundo uma nota técnica atualizada neste sábado (20), a Anvisa afirma que os profissionais de saúde devem tomar medidas de precaução e que, exepcionalmente, em situações de carência de insumos, as máscaras poderão ser reutilizadas pela mesma pessoa. 'Se a máscara estiver íntegra, limpa e seca, pode ser usada várias vezes durante o mesmo plantão pelo mesmo profissional (até 12 horas ou conforme definido pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH do serviço de saúde)', diz o comunicado.

A Anvisa orienta que os profissionais devem tomar cuidados no momento em que for retirar as máscaras para que elas não sejam contaminadas e possam ser reutilizadas. 'Para remover a máscara, retire-a pelos elásticos, tomando bastante cuidado para não tocar na superfície interna e acondicione em um saco ou envelope de papel com os elásticos para fora, para facilitar a retirada da máscara.'

No caso das máscaras fora do prazo de validade, a Anvisa recomenda que os profissionais façam uma inspeção visual para verificar se o material teve sua integridade comprometida. A agência destaca que os materiais 'podem não cumprir os requisitos para os quais foram certificados' e por isso é necessário uma avaliação antes do uso. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL