CARNAVAL

Cervejaria "bombardeia" nuvens para não chover em SP durante o carnaval

Publicado em: 21/02/2020 16:12

O avião vai "bombardear" o interior de nuvens com gotículas de água de tamanho controlado.  (Foto: Divulgação )
O avião vai "bombardear" o interior de nuvens com gotículas de água de tamanho controlado. (Foto: Divulgação )
Se depender de uma cervejaria, as chuvas não vão atrapalhar os blocos de carnaval em São Paulo. A Skol contratou uma empresa que vai induzir com um avião as chuvas a caírem de forma localizada sobre o sistema Cantareira. Segundo a empresa, o método é 100% natural e vai ocorrer entre esta sexta-feira (21/2) e a quarta-feira de cinzas (26/2).

Segundo a cerveja Ambev, o avião vai "bombardear" o interior de nuvens com gotículas de água de tamanho controlado, promovendo mais colisões e aglutinações para formar, então, as gotas de chuva. "A ação é localizada, trabalhando em nuvens de 1km a 6km de diâmetro que, após o período de 15 a 20 minutos de semeação, induz a chuva no local."

De acordo com a empresa, a operação é 100% limpa e utiliza apenas água potável aplicada em forma de gotículas de diâmetro controlado. "Dessa forma, imita-se” o processo natural de crescimento vertical da nuvem e precipitação e assim a chuva acontece", diz a empresa.

Ainda segundo a cervejaria, não há efeitos colaterais ou dano ao meio ambiente. "O método é seguro e promove chuvas que contribuem para a recuperação de nascentes, além de ajudar a manter o solo umidificado e favorecer a cobertura vegetal", afirma. A Ambev ainda alega que a  tecnologia empregada na ação já é praticada há pelo menos 12 anos e em mais de 20 projetos para agricultura no Brasil.


TAGS: paulo | são | carnaval | avião | skol |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL