Osmar Terra Ministro demite 19 funcionários do Centro de Artes Cênicas da Funarte

Por: Bernardo Bittar - Correio Braziliense

Publicado em: 04/10/2019 16:40 Atualizado em:

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
O ministro da Cidadania, Osmar Terra, mandou exonerar 19 servidores do Centro de Artes Cênicas da Funarte. O ato foi publicado em portaria no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (04/10). Ao saber da determinação, o diretor do centro, Roberto Alvim, disse à imprensa que não havia sido informado das exonerações. "Meu departamento inteiro foi exonerado, não sei se nossos teatros sequer vão poder abrir hoje. A determinação paralisa todo o meu trabalho", afirmou.

A assessoria de imprensa da Funarte disse que pode rever alguns casos, informando que "o Centro de Artes Cênicas da instituição pretende estudar cada caso e avaliar quais são passíveis de anulação". Sobre os cargos que ficarem vagos, a fundação disse que pretende recrutar novos colaboradores técnicos da Funarte e de fora da instituição.

Presidente da Associação de Servidores da Funarte (Asserte), Jorge Lemos pondera que o episódio fere a independência da fundação. "O momento é preocupante para esta fundação pública, pois não apenas sua autonomia é desconsiderada como princípios fundamentais da administração pública, como a legalidade, a impessoalidade e a moralidade estão cada vez mais em xeque".


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.