Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

JOÃO PESSOA

Justiça nega pedido de interrupção de gravidez de feto com 'Síndrome de Edwards'

Publicado em: 15/10/2019 16:54

O Tribunal de Justiça da Paraíba negou um pedido para interromper a gravidez de um feto com Síndrome de Edwards, em João Pessoa, nesta segunda-feira (14).

A mulher de 41 anos, que está entre a 24° e 25° semana de gestação, pediu a interrupção alegando, de acordo com o laudo médico nos autos, que a síndrome genética pode causar óbito fetal intrauterino em 80% dos casos e os 20% restante após o parto, sendo a maioria imediatamente após o parto.

Em 1º Grau, o Ministério Público se mostrou favorável à aprovação do pedido. Depois, em 2º Grau, o procurador Francisco Sagres Macedo Vieira apresentou parecer pelo desprovimento.

Ao votar, o juiz Tércio Chaves de Moura, relator do caso, disse: “É um caso com previsão legal, com base no artigo 128, §1º. Sou contra a qualquer tipo de aborto, exceto nos casos do aberto terapêutico. Sou sempre a favor da vida e me atenho a um laudo médico. Ao procurar tutela da Justiça, essa senhora demonstra ser muito honesta, já que 90% dos abortos são praticados de forma clandestina”.

O presidente da Câmara Criminal, desembargador Ricardo Vital, afirmou que o caso não está dentro do permitido pela Constituição, que não pune o aborto praticado por médico caso não haja outro meio de salvar a vida da gestante ou se a gravidez for resultado de um estupro.
 
Síndrome de Edwards
 
É uma doença genética causada por uma trissomia do cromossomo 18, que ocorre quando uma pessoa carrega três cópias do cromossomo 18, em vez de duas.

A Síndrome de Edwards tem relação com a idade da mãe. Dessa forma, mulheres acima dos 35 anos estão mais sujeitas a ter filhos com a Trissomia 18.

Algumas características que podem ser apresentadas por portadores desta doença são:crânio disfórmico, pés tortos congênitos, doença cardíaca congênita, fraqueza muscular ou problemas de crescimento.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Curados da Covid-19 ressaltam importância do isolamento
A pandemia em Pernambuco - notícias de 25/05
Jogos Inesquecíveis: Empate heroico, pênaltis e invasão marcaram acesso do Náutico em 2019
De 1 a 5: dicas para se organizar melhor durante a quarentena
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco