Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

meio ambiente

Governo Bolsonaro extinguiu comitês do plano de ação de incidentes com óleo

Publicado em: 19/10/2019 12:38

Em Pernambuco, nove praias foram atingidas pelo óleo - Foto: Tarciso Augusto/DP Foto
De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, o governo federal extinguiu dois comitês que faziam parte do Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Água (PNC), criado em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff. A medida fez parte da extinção de dezenas de conselhos da administração federal o mês de abril.

Na quinta-feira (17), o Ministério Público Federal entrou com ação contra a governo federal por omissão diante do maior desastre ambiental no litoral brasileiro e pediu que a Justiça Federal obrigue a União a colocar o PNC em ação em 24 horas. Segundo a Procuradoria, a União não está adotando as medidas adequadas para responder à emergência.

Em Pernambuco, nove praias foram atingidas pelo óleo. Maracaípe, Cupe e Porto de Galinhas, em Ipojuca; Carneiros, Boca da Barra e Mamucabinhas, em Tamandaré; além de Ilha de Santo Aleixo, Guaiamum e Praia de Aver o Mar. Estas três últimas em Sirinhaém. Fragmentos de petróleo cru também tocaram os Rios Una e Persinunga, em São José da Coroa Grande, e Rio Formoso, no município de Rio Formoso, mas foram recolhidos antes que se espalhassem pelos estuários. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Segundo turno em PE: João Campos é eleito prefeito do Recife
Polícia Federal caça responsáveis por tentativa de ataque ao sistema do TSE
Apesar de empate em pesquisas, João Campos confia em vitória
Marília Arraes tem agenda intensa no dia que decide a eleição no Recife
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco