Rio de Janeiro

Morre cantor e compositor Elton Medeiros, aos 89 anos

Publicado em: 04/09/2019 10:58 | Atualizado em: 04/09/2019 11:15

Silvana Marques/Divulgação
Morreu na noite da terça-feira (4) o cantor e compositor Elton Medeiros. Elton tinha 89 anos e não resistiu a complicações de uma pneumonia. Segundo a rádio CBN, o enterro de Elton Medeiros será nesta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro.

Elton foi parceiro de grandes nomes do samba, como Paulinho da Viola (14 anos) e Cartola (A sorrir), entre outros. Apaixonado pelo samba, Elton tocava trombone, bateria e percussão e ainda fundou três escolas de samba: Tupi de Bras de Pina, Unidos de São Lucas e Gran Quilombo.

O primeiro samba de Elton Medeiros foi composto quando ele ainda era criança, por volta de 8 anos, no Rio de Janeiro, onde nasceu. Ainda na adolescência participou de um coral regido por Heitor Villa-Lobos, uma espécie de padrinho musical dele. Ao lado de Cartola, Nelson Cavaquinho, Armando Santos, Ventura da Portela e Nuno Veloso esteve no grupo A Voz do Morro. Na edição de 2001, o Prêmio Shell de Música Brasileira prestou homenagem a Elton, o premiando pelo conjunto da obra.
 
Repercussão

“Finda a tempestade, o Sol nascerá ! A sorrir, eu pretendo levar a vida...” Obrigado, Elton Medeiros e Cartola. “Vou deixar a casa aberta,
já escuto os teus passos...
vem, que o sol raiou,
os jardins estão florindo
tudo faz pressentimento...”
Obrigado Elton/Hermínio

— Chico Pinheiro (@chico_pinheiro) 4 de setembro de 2019
Ver essa foto no Instagram

Elton,um dos maiores melodistas q eu tive a graça de conhecer e conviver.Elton ranzinza q me dava broncas-a última foi no programa do Bial,corrigindo uma nota em O sol nascerá.Elton dono da versão mais linda e espetacular de Acontece, do seu parceiro Cartola.Elton q me ensinou tanto de Zé Ketti, ainda lembro do nosso primeiro show no CCBB.Elton, a quem eu chamava carinhosamente de S.Antônio e q tinha um humor especial e um jeito de cantar diferenciado.Um gigante.O q Elton Medeiros representa pra música brasileira não cabe aqui e nem eu saberia dizer. Só sei q dói a saudade de um tempo bom em q pude ter o privilégio de sua companhia. Meu pai Oxalá, olha esse anjo q está subindo, ilumina o caminho dessa estrela! %uD83D%uDE13%uD83D%uDDA4

Uma publicação compartilhada por Teresa Cristina (@teresacristinaoficial) em 4 de Set, 2019 às 3:15 PDT

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL