Recife está em 9º lugar

IBGE divulga gráfico com os 20 municípios mais populosos desde o primeiro Censo

Publicado em: 17/09/2019 17:27 | Atualizado em: 17/09/2019 17:48

Foto: Paulo Paiva / DP
Desde 1872, quando foi divulgado o primeiro recenseamento geral, diversas foram as mudanças que impactaram na distribuição populacional do Brasil: à época, Minas Gerais e Bahia figuravam como os estados mais populosos do país e São Paulo ainda estava longe de ser a maior metrópole. Depois, nos tranformamos em uma república, Brasília foi criada e a população chegou a 210 milhões de pessoas em 2019. 

Para exemplificar estes 150 anos de pesquisas, o IBGE divulgou um vídeo com seus resultados em ordem cronológica. No gráfico animado, podemos ver a queda de Pernambuco no ranking. Recife, que se encontrava em terceiro lugar em 1872, agora é a nona capital mais populosa. 

Confira:



Sobre a divulgação do gráfico, o demógrafo do IBGE, Márcio Minamiguchi, explica: %u201CA ideia era estudar quais seriam os principais municípios em momentos diferentes. Foi um período de rápida transformação de perfil, de agrário para urbano, de uma população distribuída em pequenas vilas, para concentrada em grandes cidades."
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL