Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

Animal

Parque Ecológico do interior de SP consegue reprodução de bugio ameaçado

Publicado em: 26/08/2019 21:04

Foto: Prefeitura de São Carlos/Divulgação
Um novo morador chama a atenção dos visitantes do Parque Ecológico de São Carlos, no interior de São Paulo. Agarrado à mãe, um filhote de bugio-vermelho não se furta aos olhares curiosos dos frequentadores. O animalzinho, que nasceu no dia 20 de julho, pesando 200 gramas, é um sobrevivente. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) animais da espécie Alouatta guariba clamitans, também conhecidos como bugios-ruivos, tornaram-se ameaçados por terem sido as principais vítimas dos recentes surtos de febre amarela que atingiram o Sudeste brasileiro.

O filhote é a primeira cria obtida de um grupo de quatro bugios-vermelhos que foram levados para o parque após serem resgatados na natureza em situação de risco. Depois de passarem pelo centro de triagem, eles foram agrupados e formaram família. No ano passado, ganharam um novo recinto dividido em duas áreas para facilitar a formação de casais.

"Eles não são da mesma família, pois cada um foi resgatado em diferentes regiões do Estado de São Paulo. Com o manejo adequado conseguimos dar condições para que um casal se reproduzisse. É a primeira vez que isso acontece aqui", disse Fernando Magnani, diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal do município.

Além da febre amarela, essa espécie de bugio é vítima da fragmentação de seu habitat principal - a Mata Atlântica - e em algumas regiões é considerado "criticamente em perigo", categoria anterior à de "extinto".

O filhotinho, que ainda vai ganhar um nome, ficará sob os cuidados da mãe até se tornar independente. Ele recebe uma dieta especial, à base de frutos, cereais, folhas e flores. O parque ecológico, localizado no km 2 da Estrada Municipal Guilherme Scatena, abre ao público de terça a domingo e a visitação é gratuita.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manifestações por morte de garoto, Weintraub presta depoimento na PF e inquérito de facada arquivado
Covid-19: Brasil tem novo recorde diário de mortes
04/06: Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Destaques do dia: Indiciamento por morte de criança, coronavírus reativado e tataravó recuperada
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco