Reforço Helder Barbalho: governadores da Amazônia Legal pedirão ajuda do governo federal

Por: Agência Estado

Publicado em: 23/08/2019 19:37 Atualizado em:

Foto: José Cruz/Agência Brasil (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse nesta sexta-feira (23) que todos os Estados da região da Amazônia Legal concordaram em solicitar ao governo Bolsonaro o envio das Forças Armadas para combater focos de incêndio e crimes ambientais. 

Segundo Helder, uma carta foi aprovada pelos governadores e será publicada ainda hoje. Depois, cada Estado terá de formalizar o pedido ao governo federal. 

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta tarde decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem em Estados que solicitarem apoio. A determinação valerá por um mês, a partir deste sábado (24) até 24 de setembro, e será direcionada a áreas de fronteira, indígenas, unidades federais de conservação ambiental e outras áreas. O decreto foi publicado nesta tarde em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

O governador do Pará disse à reportagem que, por sugestão do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, deverá pedir ainda envio de tropa da Força Nacional de Segurança Pública.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.