Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Brasil

distrito federal

Jovens montam tradicionais tapetes de Corpus Christi na Esplanada

Publicado em: 20/06/2019 13:35

Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
O feriado desta quinta-feira (20) é um dia de fé para os católicos que celebram Corpus Christi, o momento da Eucaristia. Desde as 6h, jovens de diversas paróquias espalhadas pelo Distrito Federal confeccionam os tradicionais tapetes para a passagem de Jesus Cristo. Os desenhos que vão ganhando forma mostram a óstia, o cordeiro e outras referências bíblicas. 

Aos 17 anos, a estudante Julia Rolins participa pela primeira vez da montagem dos tapetes. Desde às 6h30, ela e mais 15 amigos da comunidade católica Shalom dão vida ao desenho do cordeiro de Deus. “O pastor guia as ovelhas, então é como se estivéssemos guiando as pessoas para Deus”, explica. 

Com as mãos sujas de borra de café e o rosto suado, ela não se abala pelo cansaço. “É muito lindo. Está todo mundo junto e evangelizando também”, comenta. 
 
O grupo Encontro de Jovens com Cristo participa pela primeira vez da festa na esplanada. Eles criam uma rosa logo no portal de entrada. O estudante Márcio Santos, 25, explica que são cerca de 50 pessoas unidas em 13 comunidades diferentes. “Como jovens católicos somente a fé nos impulsiona no processo de evangelização”, garante. 

Mobilização para festa de Corpus Christi 
 
A arquidiocese de Brasília calcula que mais de 3 mil pessoas participam da organização do evento, o que inclui os 28 tapetes e organização de toda a cerimônia. Juntos, todos os desenhos formam uma passagem de 120 metros rumo ao palco onde acontece a missa às 17h, que será realizada pelo cardeal Dom Sérgio. 

O pároco da Catedral, João Firmino Galvão Neto acredita que neste ano a esplanada ficará lotada. “Como neste ano não há greve dos caminhoneiros, as pessoas têm mais facilidade de se locomover. Além disso, apesar do sol, estamos no inverno, então o clima está agradável para todos”, avalia. 
 
Para os católicos, o momento de festejar. “É celebrar a comunhão partilha e unidade. Isso se celebra no tapete que aqui é feito pelos jovens”, destaca o padre.  
Estrutura para a festa
Os tapetes devem ficar pronto às 13h e, de acordo com o padre, a partir das 15h os primeiros fiéis devem chegar. Tendas estão montadas nas laterais do palco para que as pessoas possam se proteger do sol. Também há postos de água para quem quiser trazer garrafinhas ou copos. 
 
A partir de 16h começa a acolhida ao público e às 17h tem início a missa. A tradicional procissão com velas está prevista para às 18h30 e vai dar a volta no gramado central em frente ao Congresso Nacional. As vias do Eixo Monumental ficarão bloqueadas para veículos. Ao longo da caminhada, serão feitas três paradas para bênçãos: aos enfermos, aos governantes e às famílias. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Sérum, pele natural, sombras coloridas e blush cremoso
Resenha SuperEsportes: o quase do Sport, sub-20 do Santa e eleições no Náutico
Lula: sou um homem melhor do que aquele que entrou na cadeia
De 1 a 5: artistas que trabalham com barro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco