Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Brasil

CLIMA

Líder indígena Raoni se encontra com jovens em defesa do clima em Bruxelas

Por: AFP

Publicado em: 17/05/2019 12:32

Foto: Sérgio Lima/ AFP
Três gerações para defender o clima e a biodiversidade: o velho líder indígena Raoni se juntou nesta sexta-feira (17), em Bruxelas, a centenas de manifestantes, incluindo muitos jovens, para levar à capital europeia sua luta em defesa da floresta amazônica.

Raoni Metuktire, que chegou na segunda-feira do Brasil para uma viagem de três semanas pela Europa, marchou com os jovens belgas que têm protestado toda a semana, há cinco meses, para exigir que os líderes políticos atuem contra o aquecimento global.

Ele aproveitou a oportunidade para promover sua luta contra o desmatamento na Amazônia e para a construção de uma barreira de bambu destinada a proteger a Grande Reserva do Xingu do tráfico de madeira, animais, ouro, entre outros.

"Vocês precisam me ajudar a refazer os limites, a demarcação. Isso é tudo o que peço a vocês. Devemos fazer isso ainda este ano", declarou Raoni ao lado do prefeito de Bruxelas, Philippe Close, em coletiva de imprensa na prefeitura depois da manifestação.

Falando em português, o famoso líder indígena citou a ameaça das "grandes fazendas" perto dessa imensa reserva de biodiversidade, tão grande quanto seis vezes a Bélgica.

Ele disse temer os indivíduos "que estão destruindo tudo".

"Eu quero que (a reserva) continue, porque as árvores fornecem sombra e mantêm a terra fria", ressaltou ele para enfatizar a necessidade de se defender a floresta.

"Muito rapidamente vamos desbloquear fundos", prometeu Philippe Close, falando de "uma batalha urgente (...) na qual o envolvimento de todos é necessário".

Na prefeitura, assim como na passeata que reuniu 650 pessoas de acordo com a polícia, a estudante Anuna De Wever, figura de proa do movimento da juventude belga em favor do clima, e o desenhista Philippe Geluck, um dos apoiadores do movimento, também elogiaram a luta da liderança indígena.

"Este território que você defende, esta vida que você defende, é por todos nós que você faz", disse Geluck.

Na quinta-feira, na véspera da etapa belga de sua turnê, Raoni foi recebido pelo presidente francês, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu.

Após o encontro, o Eliseu informou que a França "apoiaria o projeto de Raoni" para financiar os muros verdes, como parte de "seu compromisso com a biodiversidade e no âmbito da presidência do G7" este ano. Esse compromisso, incluindo financeiro, será anunciado posteriormente.

Na segunda-feira, Raoni seguirá para Luxemburgo e, depois, para o sul da França, assim como Roma. Uma reunião está prevista com o papa Francisco no Vaticano, segundo a associação Forêt Virgo.

O desmatamento, que havia diminuído drasticamente na Amazônia de 2004 a 2012, voltou a crescer agora em janeiro: +54% em relação ao mesmo período de 2018, segundo a ONG Imazon.

Ainda que o desmatamento tenha, na sequência, caído em fevereiro (-57%) e em março (-77%), 268 km2 de floresta desapareceram no primeiro trimestre. Nos últimos 12 meses, o desmatamento registrou um avanço de 24%.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Notícias de 02/07- Brasil passa das 60 mil mortes, prefeito tem bens bloqueados e conta de luz
Véu, grinalda e... máscara!
Morre Georg Ratzinger, irmão de Bento XVI
01/07 Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco