desenvolvimento

Fundaj, FNDE, Sudene, BNB e IBGE firmam parceria para fortalecimento da Educação no NE

Publicado em: 25/03/2019 20:31

Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira (25), cinco instituições firmaram parceria para fortalecer a Educação do Nordeste são elas:  Fundação Joaquim Nabuco e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Após reunião, realizada na sede da Fundaj, foi acordado, entre as instituições, que será assinado um termo de cooperação técnica pelo desenvolvimento da educação no Nordeste.

No encontro foi debatido o papel de cada parceiro e as melhores alternativas para direcionar o desenvolvimento para a população. “Tomamos a iniciativa de procurar, por ser do mesmo ministério, o FNDE, que é o órgão do MEC responsável pela maior parte dos recursos aplicados pela educação,” explicou o presidente da Fundaj, Alfredo Bertini. De acordo com ele, alinhado com os protagonistas Sudene e o BNB, o FNDE é a instituição que mais se aproxima da Fundaj na aplicação de recursos, em questões de informação, monitoramento e da avaliação de políticas.

“Quem melhor conhece a realidade do Nordeste? Não seremos nós, de Brasília, que vamos opinar o que melhor fazer", disse o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Carlos Decotelli. Já sobre a participação da Sudene, a Coordenadora de Avaliação, Gabriela Lins, avalia que as questões colocadas pelos representantes da Fundaj e do FNDE podem ser utilizadas para determinar de que forma a Sudene pode melhorar sua atuação.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL