Ecletismo Enem teve música dos Racionais MC's, Chico Buarque e até Barbie Candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (5) começaram a comentar questões da prova pelas redes sociais.

Por: AE

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 05/11/2017 17:58 Atualizado em: 05/11/2017 18:33

Candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, 5, começaram a comentar questões da prova pelas redes sociais.

Alguns elogiaram a inclusão da música Fim de semana no Parque, dos Racionais MC's. "Até música do Racionais teve! Chico Buarque e questão falando sobre o Festival de 67! Até que enfim Enem moldou caráter", comentou Rodrigo Nascimento, pelo Twitter. Para Dhyego Gomez, a prova surpreendeu. "Quem imaginaria que cairia as medidas da Barbie e a letra dos Racionais", disse o estudante.


O exame ainda abordou assuntos como futebol e cinema e teve um texto do ator Gregório Duvivier. "Tinha uma questão sobre futebol no Enem, essa tenho certeza que acertei", disse Raissa Morais. O filme Ensaio sobre a Cegueira também foi citado na prova. Para Beatriz Corcino, o assunto foi agradável. "Fiquei até feliz lendo a questão", disse a candidata.

Para especialista, tema da redação amplia visibilidade para a educação dos surdos

Por decisão judicial, neste ano, pela primeira vez, quem desrespeitar os direitos humanos não terá, automaticamente, a redação zerada. A decisão foi tomada no sábado pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Carmen Lúcia. Ela sustentou que "não se combate a intolerância social com maior intolerância estatal".

No Recife, o tema da redação do Enem deste ano "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" dividiu opiniões, mas, no geral, as provas foram consideradas de nível mediano pelos estudantes entrevistados pelo Diario. Valdisnei Nascimento, 23 anos, que pretende cursar direito, acredita que faltam investimentos do governo para dar igualdade de oportunidades aos deficientes auditivos, o que tornou o tema interessante de ser abordado. “Eu consegui desenrolar”, disse.

A estudante Helena Aparecida Teixeira, 21 anos, contou que cursa administração, mas fez o exame novamente para tentar trocar de faculdade. Ela achou a prova muito cansativa, com textos longos e interpretativos, especialmente para serem lidos após uma redação. Helena contou que, no início do ano, escreveu sobre o assunto abordado pelo Enem, durante um exercício, mas teve que “quebrar um pouco a cabeça para a redação engrenar”.

Para Edna Regina, 25 anos, o tema da redação surpreendeu. Edna pretende cursar gastronomia e afirmou nunca ter imaginado que o assunto tão específico seria alvo de debate. “Nunca passou pela minha cabeça”. Ela contou ter perdido muito tempo ao escrever o texto, mas acredita que fez bem as outras provas. 

Valéria Louise, 17 anos, participou dos exames só para ter experiência. Ela está no segundo ano colegial e seu ano decisivo será em 2018, no qual ela pretende apostar todas as fichas e estudar bem mais. “Estou animada para o próximo domingo (12), mas acredito que, no próximo ano, terei que estudar bem mais, porque as provas têm muito conteúdo”.

 

Em dia de Enem, Temer faz visita surpresa ao Inep

Nota do Enem seleciona 57,7% dos alunos do ensino superior público




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL