TRAGÉDIA Mãe, filha e neto morrem vítimas de choque elétrico em Alagoas Caso aconteceu no município de Cajueiro e chocou a pequena cidade alagoana

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 06/10/2017 17:16 Atualizado em: 06/10/2017 17:42

Três pessoas da mesma família morreram em um acidente doméstico na tarde da última quinta-feira (05), na pequena cidade de Cajueiro, localizada à 81 KM da capital Maceió, Zona da Mata do estado. O acidente vitimou duas mulheres; Sileida Maximiniano, de 51 anos, sua filha Maria Jordana Maximiano, de 21, além de um dos filhos da adolescente, que tinha apenas três anos e fazia aniversário justamente neste dia. 

Um bebê de 3 meses, também filha da jovem, escapou. Maria Cecília foi socorrida ao Hospital Municipal de Cajueiro, onde recebeu os primeiros cuidados e permanece em observação. 

Segundo o capitão Anderson, do grupamento da Polícia Militar que realizou o primeiro atendimento às vítimas, uma mulher estava estendendo roupa em um varal de arame quando encostou em um fio de ligação clandestina que estava ligado a eletricidade. “A informação que recebi dos policiais que estão no local é que a mulher ficou agarrada e os outros integrantes da mesma família tentaram socorrê-la. O que apuramos é que a ligação onde a mulher encostou era clandestina”, afirmou.'

Informações iniciais divulgadas pela perícia dão conta de que o acidente foi provocado por um fio condutor de energia elétrica que se estendia preso através de pregos, desde a parte interna da residência - por cima de uma parede - até o muro na parte dos fundos.
Um dos pregos servia também como apoio de um varal de roupas, que era composto por um arame farpado e um metálico. Com a força do fio condutor aplicada ao prego, houve um desgaste da camada de isolação fazendo com que os materiais ficassem ambos energizados com a rede 220V.

O perito criminal Charles Mariano, responsável pelas investigações do caso, afirmou em entrevista à TV Gazeta de Alagoas que as vítimas vieram a óbito por eletroplessão. “Quando a primeira vítima, por algum motivo, tocou no varal ficou submetida ao potencial de 220V e causou um curto-circuito para a terra que circulou pelo seu corpo, vindo a falecer por eletroplessão. A segunda e a terceira vítima, provavelmente, na agonia de tentar salvar, tocaram no varal e/ou na vítima, sendo submetidas a mesma condição fatal”, explicou. O chefe de operações da delegacia de Cajueiro, Edilson Ferreira, afirmou em entrevista para a TV Gazeta de Alagoas que um inquérito foi aberto para apurar o caso.

Os corpos das vítimas foram transferidos para a capital alagoana, onde serão periciados e posteriormente liberados para sepultamento.

AUMENTO DE CASOS - De acordo com dados divulgados pela Perícia Oficial do estado de Alagoas, foram registrados 198 casos de mortes por descarga elétrica em um período de cinco anos. Um aumento em relação aos números dos últimos anos também foi sentido. Em 2016, por exemplo, foram registrados 35 casos, já em 2017, o número subiu para 41 em apenas dez meses.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL