Direitos Permissão da 'cura gay' gera reação sobre homofobia na internet As hashtags #HomofobiaÉDoença e #HomofobiaNãoÉDoença chegaram aos Trending Topics

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/09/2017 07:42 Atualizado em: 19/09/2017 08:44

Nesta segunda-feira (18), a Justiça Federal do Distrito Federal concedeu uma liminar que permite brechas para que psicólogos tratem a homossexualidade como doença, promovendo curas e tratamentos para o "paciente". Esse tipo de tratamento é proibido por meio de uma resolução editada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em 1999, porém, desde 1990 a homossexualidade deixou de ser considerada doença pela Organização Mundial da Saúde.

Na resolução, está acordado que os psicólogos “não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados”. Isso quer dizer que, segundo o documento, faz parte do código de ética dos profissionais não discriminar homossexuais nem sugerir tratamentos que “reverteriam” a sexualidade do paciente.

Muitos internautas não se calaram diante da notícia. Em menos de 24h, as hashtags #HomofobiaÉDoença e #HomofobiaNãoÉDoença chegaram aos Trending Topics do Twitter em movimento contra a permissão vinda de Brasília.

Confira alguns tweets:

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter


Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter


Defesa dos direitos
A cantora Anitta, os atores Paulo Gustavo e Camila Pitanga e a jornalista Fernanda Gentil foram algumas das personalidades que se manifestaram contra a decisão.

Anitta chegou a publicar um vídeo na noite desta segunda-feira (18) com uma legenda bilíngue. "Hoje é um dia muito triste pra toda a população brasileira. Eu acabo de saber que foi considerado doença ser gay, ser bissexual, ser homossexual. Eu 'tô' devastada por dentro e quero mandar toda a minha solidariedade pro meu público, que me faz chegar até aqui, pros meus amigos e mandar toda a minha força", defendeu. 

No stories do perfil oficial de Paulo Gustavo no Instagram, o ator chegou a ironizar a permissão 'pedindo ajuda' para os amigos homossexuais. "Ana Carolina, o que você tá fazendo aí pra ficar curada? Tá ajudando?". Fernanda Gentil também participou. "Tentando me curar dessa doença, mas tá difícil..... Ô @paulogustavo31 , obteve sucesso aí??????? #algumadica?", escreveu.

Confira:

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter




Tentando me curar dessa doença, mas tá difícil..... Ô @paulogustavo31 , obteve sucesso aí??????? #algumadica?

Uma publicação compartilhada por Fernanda Gentil - Oficial (@gentilfernanda) em Set 18, 2017 às 4:15 PDT



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL