° / °

Brasil
Doodle

Chu Ming Silveira ganha homenagem do Google

A arquiteta sino-brasileira, faleceu em 18 de junho de 1997, em São Paulo, aos 56 anos

Publicado: 04/04/2017 às 09:40

Chu Ming se formou em 1964,  pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie. Foto: Reprodução/Google/

Chu Ming se formou em 1964, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie. Foto: Reprodução/Google/

Chu Ming se formou em 1964,  pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie. Foto: Reprodução/Google
A arquiteta e designer sino-brasileira Chu Ming Silveira, é mais uma personalidade a ser homenageada pelo Google. Nesta terça-feira (4) a imagem da inventora do orelhão, estampa um doodle publicado na página inicial do site Brasil.

“Olá? Você pode me ouvir? Antes da decáda de 70, em cabines telefônicas do Brasil, a resposta foi geralmente, ‘Não’. Então, no ano de 1971, Chu Ming Silveira, uma arquiteta, respondeu ao apelo de seu país para projetar uma cabine melhor de telefone público, que fosse durável, leve, barato de fabricar, instalar e manter.

De acordo com o Google, o orelhão se tornou uma das peças mais conhecidas e amadas do país entre os mobiliários urbanos.

Chu Ming descreveu a sua inspiração a partir da forma de um ovo, que segundo ela, oferece uma excelente acústica e tem uma forma natural agradável”.

Na época de seu lançamento, foram denominados pela CTB, Chu I e Chu II, em homenagem à sua inventora. O modelo Chu I, em acrílico cor-de-laranja, foi idealizado para telefones públicos instalados em locais fechados, como estabelecimentos comerciais e repartições públicas, ao passo que o Chu II foi concebido para áreas externas, fabricado em fibra de vidro , resistente ao sol, chuva, frio e altas temperaturas brasileiras.

Atualmente existem mais de 52.000 orelhões no Brasil e adaptações de projeto de Chu Ming podem ser encontradas no Peru, Colômbia, Angola, Moçambique e China.
Mais de Brasil