Brasil
Mulheres
Governo vai oferecer DIU no pós-parto
Além da medida, o Ministério da Saúde anunciou um conjunto de recomendações para o parto ser mais humanizado
Publicado: 08/03/2017 às 20:54
A inserção do DIU no pós-parto imediato, tanto do parto normal quanto na cesariana, é comum em outros países. Foto: André Borges/Agência Brasília/
Um dos métodos contraceptivos considerados mais seguros, o DIU dura em média dez anos. A inserção do DIU no pós-parto imediato, tanto do parto normal quanto na cesariana, é comum em outros países. "Este é um momento oportuno, no qual a mulher está mais motivada para contracepção, sendo mais conveniente", explicou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
Além da medida, o Ministério da Saúde anunciou um conjunto de recomendações para o parto ser mais humanizado. Entre as diretrizes propostas estão a garantia de que a mulher tenha acesso a métodos não farmacológicos que aliviem a dor, como banhos quentes e massagens, a oferta de analgesia para mulheres, caso elas julguem necessário, o fim do jejum no horário de parto como rotina e o estímulo para que o bebê e a mulher permaneçam juntos logo depois do nascimento.
Últimas
Mais Lidas