Estudo Brasil reduz número de estudantes sem conhecimento básico de matemática Entretanto, o país ainda está nas últimas colocações do ranking de competências na disciplina

Publicado em: 10/02/2016 10:44 Atualizado em: 10/02/2016 11:08

Um estudo publicado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) apontou que o Brasil é uma das nações que mais reduziu o número de estudantes sem conhecimentos básicos de matemática. Entretanto, o país ainda está nas últimas colocações do ranking de competências na disciplina.

A pesquisa é intitulada Alunos de baixo desempenho: por que ficam para trás e como ajudá-los? Segundo a pesquisa, para chegar ao primeiro nível, os alunos têm de saber mostrar competências básicas como uma operação de adição. 

O número de estudantes do Brasil na faixa de 15 anos que estava abaixo do nível de conhecimentos básicos em matemática caiu 18% entre 2003 e 2012, de acordo com o último dado disponível. A pesquisa divulgada faz uma análise dos dados do último estudo PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) da OCDE, publicado no final de 2013, com dados de 2012.

Os alunos brasileiros terminaram em 58° lugar entre os 62 países e territórios analisados no PISA. O Brasil totalizou 391 pontos em matemática. A média dos países da OCDE é de 494 pontos. O critério da organização é de que os estudantes que ficam abaixo do nível 2 (entre os seis existentes, que evoluem de acordo com o grau de dificuldade das perguntas) nas disciplinas analisadas (matemática, leitura e ciências) apresentarão dificuldades na escola e futuramente no mercado de trabalho.

O PISA apontou que 67,1% dos alunos brasileiros com 15 e 16 anos estão abaixo do nível 2 em matemática, com baixa performance na disciplina. Apenas 0,8% conseguiu atingir os níveis 5 e 6 na disciplina. Em Xangai, na China, primeiro do ranking na disciplina, mais da metade dos estudantes (55,4%) integram estes níveis. A OCDE destaca, no entanto, que o Brasil registrou uma das maiores taxas de crescimento na pontuação em matemática entre 2003 a 2012, passando de 356 a 391 pontos no período.


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