Hábito saudável Projeto em Fortaleza incentiva pessoas a andarem mais a pé Placas foram instaladas com o objetivo de que pedestres ocupem as ruas e criem laços entre habitantes, turistas e a cidade

Publicado em: 29/09/2015 13:04 Atualizado em:

Modelos editáveis das placas são publicados no grupo do projeto. (Foto: Reprodução/Facebook)
Modelos editáveis das placas são publicados no grupo do projeto. (Foto: Reprodução/Facebook)

O "Caminha, Fortaleza" é um projeto lançado em 2014, na capital cearense, cujo objetivo é incentivar as pessoas a caminharem mais pela cidade. Há também, por detrás do projeto, o desejo de que os cidadãos locais e os turistas interajam mais entre si e com as ruas.

Placas foram instaladas pela cidade e orientam a caminhada como meio saudável de locomoção, indicando o caminho de praças, igrejas e outros pontos turísticos, estimulando também o turismo. 

O projeto é ideia de um arquiteto, Abner Souza, inspirado em ações semelhantes que ocorrem ao redor do mundo, como o "Walk [Your City]". As placas foram idealizadas a partir de um grupo no Facebook, aberto à participação pública. Na rede social, foram publicados modelos editáveis das placas, que devem ser impressas em PVC.

Problemas legais
Abner, para evitar problemas com as autoridades, consultou a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), que respondeu que a prática é ilegal, já que fere a Lei de Poluição Visual de Fortaleza.

O idealizador do Caminha, Fortaleza disse que leu e releu a lei várias vezes, não encontrando nenhum artigo que proíba a instalação de placas de sinalização, apesar de ter recebido ameaças de remoção. Por enquanto, as placas continuam fazendo seu serviço.


TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL