Segurança Em greve, policiais civis do DF controlam entrada em delegacias Policiais espalharam faixas e pedem que ocorrências sejam registradas via internet

Por: Mariana Laboissière - Correio Braziliense

Publicado em: 01/09/2015 16:52 Atualizado em:

Foto: Antônio Cunha/CB/D.A Press
Foto: Antônio Cunha/CB/D.A Press
Em greve desde as 8h desta terça-feira (1º/9), policiais civis do DF se manifestam em frente às delegacias. Em algumas unidades, os agentes instalaram faixas na entrada e controlam o acesso da população, orientando para que ocorrências de menor potencial ofensivo sejam registradas via internet. Setenta por cento do efetivo será mantido nas unidades, onde apenas flagrantes e crimes graves são registrados.

A técnica administrativa Denise Brasil Sales procurou a 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro) para retirar a cópia de uma ocorrência, mas ficou na porta aguardando o documento. Um agente entrou na unidade para imprimir o papel e a entregou na porta. "Sou favorável à greve porque sou servidora do Judiciário e, assim como eu, eles estão há muito tempo sem reajustes", afirmou. A polícia nega que  esteja impedindo a entrada da população. Os agentes alegam estarem fazendo triagem e orientando as pessoas.

Reivindicações


Uma assembleia geral está marcada para as 14h, na Praça do Buriti, para decidir os próximos passos da paralisação. Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), Rodrigo Franco, entre as reivindicações da categoria estão: a recuperação das perdas inflacionárias dos últimos anos; manutenção da isonomia de tratamento com relação à Polícia Federal; nomeação dos 400 aprovados no concurso de 2013; normalização das remoções de servidores e a normatização dos critérios de procedimentos.

“Atualmente, se um policial está lotado em Planaltina e tem alguma indisposição com o chefe, no dia seguinte, ele pode ser revido para um local distante da sua residência por critérios subjetivos. Queremos que essas remoções tenham regras claras para acontecer”, detalhou Franco. “Além disso, hoje, em um plantão, ficam dois, três policiais nas delegacias, quando o mínimo deveriam ser seis. Queremos que isso também seja normatizado”, concluiu.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL