/Reprodução/Facebook
A restauração "desastrosa" de um chafariz histórico na cidade de Ibitinga, no interior de São Paulo, vem causando polêmica nas redes sociais desde a noite desta terça-feira, quando a prefeitura do município publicou em sua página no Facebook uma foto mostrando o "antes e depois" da reforma.
A imagem mostra que o chafariz da Praça Rui Barbosa, construído em 1917, foi completamente modificado, perdendo todas as suas características originais. Segundo a prefeitura, problemas no encanamento impediam o funcionamento da fonte, e por isso a parte hidráulica teve que ser reformada.
Até às 17h desta quarta-feira, mais de quinhentas pessoas haviam comentado e compartilhado a imagem. "Me desculpe, mas isto não é revitalização!!! Para mim, este 'colorir' é destruição do patrimônio. Um desrespeito à história da cidade, na minha opinião como arquiteta e urbanista", reclamou Natália Tucci.
Outro usuário da rede social comparou a reforma do chafariz à restauração da pintura Ecce Homo, do artista Elías García Martínez, feita em 2012, por uma moradora de Borja, no nordeste da Espanha. Na época, a mulher desfigurou a figura de Jesus ao tentar restaurar a pintura, que data do século XIX.