Brasil
Crença
Oito em cada dez brasileiros afirmam ser religiosos
China é o país menos religioso do mundo; pesquisa foi realizada em 2014 em 65 países
Publicado: 20/05/2015 às 12:08

Templo de Salomão, em São Paulo. (Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)/

A pesquisa Barômetro Global de Otimismo, realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), constatou que oito em cada dez brasileiros se consideram pessoas religiosas.
O estudo foi realizado em 65 países, com 63.898 entrevistados. No Brasil, a pesquisa foi feita entre outubro e novembro de 2014, com 2002 pessoas. Os que não se consideram religiosos somam 16% da população brasileira e outros 2% afirmam ser ateus. Essa porcentagem de religiosos no Brasil coloca o país acima da média global (63%). Por outro lado, os índices médios de não-religiosos (22%) e ateus (11%) são maiores em todo o mundo.
Já a China é o país menos religioso do planeta. 61% da população declara ser ateia, cerca de duas vezes mais do que qualquer outro país pesquisado. Some-se a esse número os 29% dos chineses que afirmam não ser religiosos.
No Ocidente, o país menos religioso é a Suécia, onde 74% declaram não ser religiosos ou afirmam ser ateus (categorias somadas). há uma relação direta da religiosidade com idade, renda e nível educacional. Segundo o estudo, pessoas com maior grau de instrução e os mais jovens (até 34 anos) tendem a ser mais religiosos: 80% e 66%, respectivamente.
Por outro lado, quanto maior a renda menor o nível de religiosidade. Entre os que possuem maior renda, menos de 50% se dizem religiosos, contra 70% dos que possuem os menores rendimentos. A quantidade de ateus segue o mesmo caminho: atinge 25% entre os que possuem os maiores rendimentos e é de apenas 5% entre as pessoas com os menores ganhos.
Últimas

Mais Lidas
