Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Bike PE
Ameciclo marca presença no Fórum Mundial da Bicileta Evento começa nesta quinta-feira e segue até o próximo dia 5 de abril, no Chile

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 31/03/2016 17:17 Atualizado em:

A quinta edição do Fórum Mundial da Bicileta (FMB) acontece de hoje até o próximo dia 5 de abril, no Chile, com o tema "Energia Humana - Poder Cidadão". Com foco na mobilidade urbana, o encontro, que é gratuito, se desdobrará em programações como Dia de Políticas Públicas em Cidadania", "Dia da Energia Humana" e "Dia da Igualdade Social". O evento será realizado na capital do país, Santiago, e nas comunas Maipú e El Bosque.

Na edição deste ano, está garantida a presença de mais de quarenta brasileiros de todas as cinco regiões, inclusive com a participação de representantes da Ameciclo, a associação de ciclistas urbanos do Recife. Alguns brasileiros farão a apresentação de trabalhos, cujas temáticas estão relacionadas a pesquisas sobre ferramentas de avaliação da eficiência das políticas a favor da bicicleta, constatação da educação no trânsito viabilizada por ela, entre outros assuntos.

O FMB, conhecido como o mais importante evento onde se é discutida a mobilidade urbana por meio da bicicleta, teve início no Brasil, que sediou o evento de 2012 a 2014. Ano passado, os ciclistas se encontraram em Medellín, na Colômbia.

André Soares, diretor-presidente da União de Ciclistas do Brasil, UCB, acredita que o fato de o FMB ter nascido no Brasil faz com que as organizações nacionais de ciclistas enxerguem no encontro uma plural possibilidade de contribuir com as experiências vividas em suas cidades de atuação. Para Daniel Valença, integrante da Ameciclo, de Recife, este momento promoverá uma maior integração entre os diversos grupos e associações de ciclistas do Nordeste. "O Fórum fortalece e naturaliza eventos sobre mobilidade ciclística nos circuitos regionais e cria uma importante oportunidade de envolvimento e diálogo do tão distante poder público para com as urgentes questões pautadas", afirma.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco