Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Bike PE
Invenção Pernambucano cria "sombreiro" para bicicletas e cadeiras de rodas O Ciclo Shadow conta com um para-sol frontal, um lateral, um retrovisor integrado, sinalização refletora e luzes laterais, de alerta e piscas, além de uma série de acessórios

Por: Henrique Souza - Pernambuco.com

Publicado em: 02/09/2015 11:57 Atualizado em: 02/09/2015 12:03

Acessório promete proteger ciclistas do sol. Foto: Divulgação
Acessório promete proteger ciclistas do sol. Foto: Divulgação

Quem é ciclista em Recife sabe que em muitos casos o clima da cidade não é dos mais convidativos para pedalar. Em vários s dias o sol forte castiga a pele dos usuários da bicicleta. Pensando nisso, o pernambucano Márcio Verçoza criou um equipamento para proteger os condutores dos raios de sol. É o Ciclo Shadow, um “sombreiro” para bicicletas, cadeiras de rodas, triciclos e similares.

Márcio trabalhava como publicitário quando teve a ideia do Ciclo Shadow, ainda em 2010. “Em março daquele ano bateu a inspiração de repente, em um insight. Um mês depois eu já tinha deixado o meu emprego para me dedicar ao projeto. Levei cerca de um ano para finalizar o equipamento”, conta o pernambucano. Segundo ele, a ferramenta nasceu da necessidade de se locomover na bicicleta com segurança. “Além de proteger o ciclista do sol, o sombreiro também melhora a visibilidade do condutor”, explica.

O sistema conta com um para-sol  frontal, um lateral, um retrovisor integrado, sinalização refletora e luzes laterais, de alerta e piscas. Márcio também adicionou acessórios como um carregador sem fio para celular, um sistema wireless, entre outros itens. “Desenvolvemos várias linhas diferentes, para atender aos mais variados tipos de veículos”, comenta. “Há uma série infantil, com três versões diferentes para crianças de várias idades. Há também uma para adultos, outra para quem utiliza a bicicleta para fazer entregas e até uma para as cadeiras de rodas”, enumera o inventor.

Com design aerodinâmico, leve, de fácil manuseio e produzido em materiais recicláveis, o Ciclo Shadow já foi testado por alguns consumidores e o feedback foi positivo. “Apresentamos o equipamento na Campus Party deste ano e a resposta foi muito boa”, diz o empreendedor. 

O Ciclo Shadow ainda é um protótipo. Márcio está em busca de parceiros e investidores para colocar sua criação no mercado. “Já me reuni com autoridades e empresas privadas e todos gostaram da ideia. Falta apenas o capital inicial para começar o negócio, mas infelizmente, neste ano dificilmente conseguiremos o dinheiro, por causa da crise”, lamenta. “Também iremos iniciar uma campanha de financiamento coletivo para angariar recursos”, afirma Márcio. Abaixo você confere dois vídeos mostrando o funcionamento do Ciclo Shadow:






Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco