Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Bike PE
Rota cicloviária Ameciclo lança campanha contra atraso na construção de ciclovias Plano Diretor Cicloviário foi lançado e 2014 e prevê 590km de ciclovias e ciclofaixas, mas não foi iniciado

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 29/09/2015 16:30 Atualizado em: 29/09/2015 17:06

Elaborado pelo Governo de Pernambuco, o Plano Diretor Cicloviário (PDC) foi anunciado em fevereiro de 2014. Nele estão incluídos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), que, juntos, devem totalizar 590km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas até 2024. Até agora, o plano não foi iniciado. Contra o atraso, a Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo) lançou, nesta segunda-feira, uma campanha para dar visibilidade à necessidade do começo da implantação.

No site da associação, desde o início da campanha, há um contador com a quantidade de dias desde que o Plano Diretor foi lançado e a de quilômetros de ciclovias construídas. Nesta terça-feira, há 601 dias de lançamento, o contagem de ciclovias marca "zero".

Contador foi lançado nesta segunda-feira. Foto: Reprodução/Facebook
Contador foi lançado nesta segunda-feira. Foto: Reprodução/Facebook
Além do contador, há uma manifestação online no ar há dois meses pelo site Panela de Pressão. Nela, é argumentado que "o Recife é a capital brasileira onde mais se morre no trânsito" e que, segundo o Observatório Nacional da Segurança Viária, 539 pessoas foram vítimas de acidentes fatais na cidade apenas em 2013. A mobilização lembra que 90km do PDC deveriam ser construídos nos dois primeiros do lançamento do projeto, mas que, próximos ao fim de 2015, a cerca de seis meses do prazo final, nenhuma ciclovia foi construída.

Recife
Recife possui, hoje, 33km de malha cicloviária. Isso se divide entre sete ciclofaixas, duas ciclovias, e duas rotas divididas com outros veículos. A atual gestão foi responsável por 5,4 km do espaço para ciclista. 

 



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco