A Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo) fez uma contagem do número de ciclistas que trafegam pela Zona Norte da cidade, com o objetivo de reforçar o pedido de implantação de uma nova ciclofaixa na região, ao longo da Rua do Futuro.
A medição, que foi realizada em 18 de março, nos cruzamentos desta via, da Avenida Conselheiro Rosa e Silva e da Avenida Rui Barbosa, com a Avenida Doutor Malaquias, contabilizou 2,5 mil bicicletas das 6h às 20h.
A Ameciclo argumenta que além de atender o fluxo existente na via, os ciclistas que trafegam nas avenidas Rui Barbosa e Conselheiro Rosa e Silva também seriam atraídos para a faixa, já que ambas sofrem diariamente com grandes congestionamentos.
Uma ciclofaixa bidirecional seria importante para a continuação da ciclovia na Rua Padre Roma, contribuindo para ligar vários bairros da Zona Norte ao Derby. Outro ponto identificado pela contagem é o grande número de usuários de bicicleta que anda na contramão ou na calçada, já que as quatro vias estudadas são de mão única.
A proposta do grupo é retirar parte das vagas de estacionamento na Rua do Futuro para dar lugar a uma ciclofaixa. A associação argumenta que os 2,5 mil ciclistas trafegam no local em más condições de segurança, enquanto 200 automóveis ficam estáticos na via.
O coordenador da Ameciclo, Daniel Valença, diz que embora o número de bicicletas não seja tão grande quanto em outras áreas, o cenário na Rua do Futuro é diferenciado. “Encontramos muitos adolescentes utilizando a bicicleta para ir à escola. Embora isso também ocorra em outras ruas, o número de jovens que fazem esse percurso sozinhos, sem a companhia da mãe ou do pai é maior”, conta.
Segundo dados da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), cerca de 24 mil veículos trafegam por dia na Avenida Rui Barbosa, enquanto na Rosa e Silva esse número salta para 33 mil. Na Rua do Futuro essa quantidade é desconhecida, pois a via não tem fiscalização eletrônica.
Em nota, a CTTU afirmou que a ciclofaixa não está descartada, mas não há previsão para implantação, “uma vez que este tipo de equipamento requer simulações e estudos de tráfego, que irão permitir encontrar a melhor solução para a localidade”.
Fluxo de ciclistas no cruzamento Rui Barbosa x Dr. Malaquias795 ciclistas
20% andam na contramão
15% pela calçada
742 homens
53 mulheres
57 ciclistas por hora
115 no pico, entre 17h e 18h
Rua do Futuro x Dr. malaquias894 ciclistas
29,1% pela contramão
19,9% pela calçada
836 homens
58 mulheres
64 por hora
83 no picom entre 6h e 7h
Rosa e Silva x Dr. Malaquias857 ciclistas
14,5% na contramão
14% pela calçada
809 homens
48 mulheres
61 por hora
103 no pico, entre 17h e 18h