Diario de Pernambuco
Busca

ZARC

Zoneamento agrícola de risco climático é publicado para Norte e Nordeste

Publicado em: 15/09/2021 11:43 | Atualizado em: 15/09/2021 11:50

Portaria diz respeito ao cultivo de milho de 1ª safra, consórcio milho com braquiária e algodão herbáceo. (Foto: Pixabay/Reprodução)
Portaria diz respeito ao cultivo de milho de 1ª safra, consórcio milho com braquiária e algodão herbáceo. (Foto: Pixabay/Reprodução)

Foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (15) as portarias, de 415 a 440, de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para o cultivo de milho de 1ª safra, consórcio milho com braquiária e algodão herbáceo. O Zarc foi aprovado para: cultivo do milho de 1ª safra em AL, CE, PB, PE, RN, SE, AP, AM, PA e RR; cultivo do consórcio milho com braquiária de 1ª safra em AL, CE, PB, PE, RN, SE e RR; cultivo do algodão herbáceo em AL, CE, PB, PE, RN, SE, AP, PA e RR.

O zoneamento tem o objetivo de reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos e permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos.

O modelo agrometeorológico considera elementos que influenciam diretamente no desenvolvimento da produção agrícola como temperatura, chuvas, umidade relativa do ar, água disponível nos solos, demanda hídrica das culturas e elementos geográficos (altitude, latitude e longitude). 

Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e ainda poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitos agentes financeiros só liberam o crédito rural para cultivos em áreas zoneadas.  

Aplicativo Plantio Certo 

Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar por meio de tablets e smartphones, de forma mais prática, as informações oficiais do Zarc, facilitando a orientação quanto aos programas de política agrícola do governo federal. O aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), está disponível nas lojas de aplicativos:  iOS e Android  

Os resultados do Zarc também podem ser consultados e baixados por meio da plataforma  "Painel de Indicação de Riscos".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL