Fifa amplia pena por ofensa racista a Vini Jr e Prestianni pode cumprir suspensão na Copa
Diante da decisão, o atleta não poderá participar dos dois primeiros jogos da seleção argentina caso seja convocado
O Comitê Disciplinar da Fifa estendeu a punição do atacante argentino Gianluca Prestianni para todas as competições, dando ao caso de insulto racista, um âmbito mundial. O jogador do Benfica foi punido pela Uefa com seis jogos de suspensão "por conduta discriminatória" (teria chamado o atacante revelado pelo Flamengo de macaco) contra o brasileiro Vini Jr durante o confronto entre o time português e o Real Madrid, em jogo válido pela Champions League.
Diante da decisão, o atleta não poderá participar dos dois primeiros jogos da seleção argentina caso seja convocado para disputar Copa do Mundo pelo técnico Lionel Scaloni. As informações são do jornal As, da Espanha.
Pela tabela do Mundial, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá, a equipe sul-americana faz a sua estreia contra a Argélia, no dia 16, e cumpre seu segundo compromisso enfrentando a Áustria, no dia 22. Nesse caso, ele só poderá ser utilizado no confronto diante da Jordânia cinco dias depois.
No fim do mês passado, a Uefa aplicou uma suspensão de seis partidas distribuídas da seguinte forma: três jogos de forma efetiva e outras três partidas sujeitas a um período probatório. Na prática, esses três compromissos só serão cumpridos em caso de reincidência num período de dois anos. O atacante argentino já cumpriu um jogo de suspensão, restando ainda duas partidas.