Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

Nova lei coloca limite para pagamento em dinheiro e proíbe compras acima de determinado valor em espécie em país europeu

Por Vinícius Gonçalves
20/08/2026
Nova lei coloca limite pagamento

Foto: CARTIST ./Pexels

A Holanda proibiu pagamentos em espécie de 3 mil euros ou mais na compra de bens. A lei foi publicada na Gazeta do Governo Holandês em 9 de outubro de 2025 e passou a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2026.

A medida busca combater a lavagem de dinheiro no país e vale para comerciantes de bens, negociantes de arte e vendedores de itens de alto valor, como joias, relógios e veículos. A lei não se aplica à prestação de serviços.

Por que a Holanda antecipou o limite para pagamentos em dinheiro

Recomendado para você

  • Fóssil milhões encontrado brasil pertenceFóssil de 113 milhões de anos encontrado no Brasil pertence à formiga mais antiga já identificada pela ciência
  • Buraco azul metros profundidade guardaBuraco azul com mais de 300 metros de profundidade guarda camadas de água sem oxigênio e registros do passado da Terra
  • Tempestade solar poderosa atingisse terraSe uma tempestade solar poderosa atingisse a Terra hoje, quanto tempo levaria para celulares, satélites e redes elétricas pararem de funcionar?
  • Lua possui atmosfera respirável humanosSe a Lua não possui uma atmosfera respirável, como os humanos poderiam viver durante anos em uma base construída fora da Terra?

A lei holandesa adianta uma regra que entrará em vigor em toda a União Europeia em meados de 2027. O Regulamento Europeu de Combate à Lavagem de Dinheiro determinará um teto de 10 mil euros para pagamentos em espécie em toda a Europa.

Isso permite que cada país-membro defina um limite mais baixo conforme sua política interna. O governo holandês justificou a escolha do patamar de 3 mil euros como forma de antecipar essa proteção.

O legislador holandês decidiu não avançar com outras medidas do plano de ação mais amplo contra a lavagem de dinheiro, como o compartilhamento de dados entre instituições financeiras, diante da futura regulação europeia.

O contraste com outros países europeus

A trajetória da Holanda contrasta com a da Suécia, que foi um dos primeiros países a digitalizar sua economia e depois passou a obrigar comerciantes a aceitar pagamentos em dinheiro.

Na Holanda, a lei entrará em vigor em data a ser definida por decreto separado.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Vinícius Gonçalves

Vinícius Gonçalves

Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência em produção de conteúdo e hard news.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Fóssil milhões encontrado brasil pertence

Fóssil de 113 milhões de anos encontrado no Brasil pertence à formiga mais antiga já identificada pela ciência

16/09/2026
Buraco azul metros profundidade guarda

Buraco azul com mais de 300 metros de profundidade guarda camadas de água sem oxigênio e registros do passado da Terra

16/09/2026
Tempestade solar poderosa atingisse terra

Se uma tempestade solar poderosa atingisse a Terra hoje, quanto tempo levaria para celulares, satélites e redes elétricas pararem de funcionar?

16/09/2026
Lua possui atmosfera respirável humanos

Se a Lua não possui uma atmosfera respirável, como os humanos poderiam viver durante anos em uma base construída fora da Terra?

16/09/2026
Lugar seco terra possui formas

Se o lugar mais seco da Terra ainda possui formas de vida, por que encontrar organismos em Marte continua sendo um desafio para os cientistas?

16/09/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

Diario de Pernambuco - DPMAIS