Uma massa de ar polar avança sobre o Brasil e derruba as temperaturas em cinco estados depois de um período de tempestades no Sul do país. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul vão registrar mínimas de até 4°C em áreas serranas e de fronteira, com possibilidade de geadas pontuais. Os dados são do portal ND+, com base na MetSul Meteorologia.
O frio chega logo após dias de instabilidade intensa na Região Sul, com chuvas volumosas e temporais que afetaram diversas cidades. A massa polar aproveita a abertura deixada pela frente fria que passou pela região e avança com força, especialmente sobre os estados mais ao sul do país.
O pico do frio na Região Sul está previsto para esta quinta-feira (30). A maior parte das cidades deve ter temperaturas abaixo de 10°C nas madrugadas e primeiras horas da manhã. Nas áreas mais altas da Serra Catarinense e no extremo sul do Rio Grande do Sul, os termômetros podem chegar a 4°C.
Geadas no Sul
A combinação de tempo seco e frio intenso favorece a formação de geadas nas serras gaúcha e catarinense. O fenômeno deve ocorrer no amanhecer de sexta-feira (31), com possibilidade de repetição no sábado, dia 1º de agosto.
As geadas são esperadas mesmo sem que os termômetros registrem temperaturas negativas nas estações meteorológicas.
Frio no Sudeste e Centro-Oeste
São Paulo também sente o efeito da massa de ar frio. As madrugadas devem ficar entre 12°C e 14°C, enquanto as tardes seguem com sol e máximas entre 25°C e 28°C. Quem mora no interior paulista, especialmente em cidades mais altas, pode sentir o frio com mais intensidade durante a noite.
Em Mato Grosso do Sul, uma frente fria traz chuva e vento nesta quarta-feira (29). Na quinta, as temperaturas caem com mais força, com máximas em torno de 21°C e mínimas perto de 18°C, um alívio considerável para um estado acostumado ao calor seco.
A previsão indica que o frio polar não dura muito. Nos dias seguintes, a tendência é de retomada gradual do calor nas três regiões afetadas, dentro do padrão climático do El Niño.










