Acervo

/Foto: Reprodução/Freepik

A síndrome da procrastinação é uma das mais comuns, hoje em dia, no mercado de trabalho. O problema é que ao empurrar tudo com a barriga, os profissionais se sentem culpados, afetando o estado emocional e psicológico deles. É natural sentir dificuldade para terminar algo ou mesmo decidir, o problema é quando isso é frequente. Aliás, esse tipo de comportamento sempre existiu e sempre existirá, dependendo do amadurecimento desenvolvido para controlá-los. Não confunda procrastinação com preguiça. O preguiçoso não sente o desejo de realizar a tarefa, enquanto o procrastinador tem a intenção de fazê-la, mas algo o impede de concluir. Muitas vezes é possível detectar a síndrome ainda na infância. Para isso, pais e professores devem estar atentos ao comportamento da criança que prorroga tudo. Existem duas causas aparentes para a procrastinação: a psicológica e a fisiológica. No primeiro caso, há o costume de adiar as tarefas por questões mentais, como transtornos de ansiedade. O perfeccionismo, a baixa autoestima e falta de segurança também contribuem para q procrastinação, no sentido de que a pessoa evita concluir algo para não ser avaliado pela entrega. No fator fisiológico, o procrastinador apresenta uma alteração no cérebro. A formação incomum do córtex pré-frontal ou lesões sofridas tendem a prejudicar o controle dos impulsos e o foco do indivíduo. Isso faz com que os estímulos externos provoquem distrações e atrapalhem a realização das tarefas.
Quem procrastina tem a intenção de sentir alívio. Só que esta sensação não é duradoura e a tarefa não deixa de existir, apenas é transferida para outro dia, o que não garante ser cumprida. Assim, esse adiamento vira uma grande bola de neve, com afazeres acumulados que trazem a sensação de angústia, insegurança, medo ou frustração, podendo desencadear estresse, ansiedade e depressão. O que fazer, então, para parar de procrastinar? Seguem as dicas poderosas:
• Defina metas e objetivos, dividindo-os em pequenas partes. Assim, de pouquinho em pouquinho, os famosos “baby steps”, termina-se a tarefa
• Anote as ideias e os planos, para lembrar do motivo pelo qual está tomando essa decisão e ficar motivado(a)
• Gerencie suas emoções, pois elas podem estar interferindo na sua capacidade de realizar as tarefas. Elas devem ficar na direção do agir.
• Procure a causa do seu problema. Pergunte-se a razão da procrastinação. Por exemplo: é para evitar algum julgamento? Não acredita que é capaz de fazer? Sente algum tipo de tristeza?
• Reforce a visão do furo, que deve ser realista e ter uma ideia de continuidade, ou seja, ter a noção de que deixar de fazer algo hoje, amanhã essa tarefa vai acumular com outras. Além disso, não confiar demais no próximo dia, pois nada garante que você terá condições de cumprir as tarefas.
• Visualize os benefícios da tarefa realizada e tenha a sensação de ver cumprido. Uma delícia!
• Inclua imprevistos no seu planejamento. Às vezes, quando eles ocorrem, desistimulam a gente. Portanto, conte com sua criatividade para soluciona-los
• Não se cobre muito. Normalize os seus erros, pois todo mundo erra. Exigir o melhor de si é saudável, mas não pode virar uma obsessão. Todos nós temos falhas e dias ruins. Encare tudo com naturalidade.
• Crie consequências imediatas caso procrastine, ou seja, elabore um sistema de repreensão e recompensas. Procrastinou, castigo. Não procrastinou, premie-se. Simples assim!

UMA GURU BRASILEIRA
A renomada mestre, Maprem Zaki, atua há 33 anos na área da medicina da yoga e da meditação. Criou um espaço e uma escola internacional de ioga, por onde já passaram milhares de pessoas em busca de sua sabedoria. Seu interesse pelo universo iogue começou por acaso, quando ajudou uma amiga numa aula e observou a diferença causada no seu corpo e mente, numa só sess%u0101o. A autotransformação a fez ver e sentir tudo por uma perspectiva diferente, trazendo paz imediata para seu ser.
Segundo ela, o maior benefício da yoga para a mulher, além de deixar a mente mais sensata e tranquila, é favorecer o equilíbrio hormonal. Aliás, ser mulher para ela é, em resumo, a maior manifestação criativa, pois todo o feminino cria, transforma e cuida. Enfim, é a manifestação feminina de Deus e o autoconhecimento é a sua maior ferramenta, porque é através dele que vem o verdadeiro e grande empoderamento. Sobre o ser humano, ela diz que o desinteresse nele mesmo, como ser individual e coletivo, o faz se sentir competitivo e destrutivo. O fato de não saber seu potencial divino e não conhecer e respeitar suas limitações e as alheias, o faz passar por cima dele mesmo e dos outros. Ele precisa aprender que somos todos um e o que fazemos com os outros, reverbera em todos. Maprem Zaki afirma que suas análises não são divagações ou filosofias vãs. São informações milenares e científicas, que constatam que nossa ignorância e falta de busca pessoal são os nossos grandes destruidores. Ela não se considera uma guru. Contudo, sua liderança espiritual é impressionante e seus seguidores agradecem a magnitude do seu conhecimento e capacidade de interpretar o mundo, que os transforma numa melhor versão para si, para o outro e para o planeta.

QUAL A COR QUE COMBINA COM SUA PELE?
É maravilhoso quando a gente sabe a cor que ilumina mais, naturalmente, o nosso visual. Sim, porque umas têm o dom de nos dar mais brilho e outras de nos deixar com um ar mais tristinho. Assim, de acordo com o tom de pele, seguem algumas dicas de como valorizar nosso look:
Peles morenas e negras
Tons mais escuros são os mais adequados: bege escuro, como o camelo ou sugar almond, turquesa, biking red ou vermelho mais fechado, azul royal, tons de amarelo e mostarda, verde esmeralda, além de outras cores vivas e iluminadas, como o pink e o dourado.
Cabelos escuros e pele clara
As melhores cores: tons de laranja, como o laranja queimado, magenta e tons de vermelho vivo. Pode abusar de contrates e usar tanto tons claros quanto escuros, inclusive nas estampas. Fica ótimos mesclar peças de roupas pretas e brancas.
Peles claras e loiras
Tons terrosos como o marrom ou o cáqui, argila ou cores vivas como o vinho, roxo, bordô e também tons delicados como o rosa ou rosé. Deve-se evitar usar tons muito fortes e escuros, pois o contraste entre a pele muito branca e a roupa muito escura irá ressaltar as imperfeições naturais, como linhas de expressão. O ideal é usar tons mais claros, inclusive nas estampas.
Peles claras e ruivas
Todos os tons de verde, desde o mais escuro da paleta, até mesmo o verde mais claro ou o bandeira (mais vivo), além do clássico preto e branco e do galaxy blue.

SUA: SANGRAMENTO UTERINO ANORMAL
O Grupo Mulheres do Brasil, em Pernambuco, chama a atenção das mulheres para as dores menstruais e sangramento excessivo, que podem indicar SUA, Sangramento Uterino Anormal, através de um exitosa campanha de conscientização, que já impactou quase cinco mil mulheres. Essa doença decorre de uma disfunção ovulatória, ocorrendo com mais frequência em mulheres com mais de 45 anos de idade, sendo que em 20% dos casos acontece em adolescentes.
O tratamento pode ser feito com a colocação de dispositivo intrauterino, DIU, que hoje é disponibilizado gratuitamente pelo SUS. Sempre que acontece o sangramento anormal, ele deve ser examinado enquanto ainda ocorre, pois essa é a melhor maneira de descobrir qual a origem. Na maioria das vezes, é muito difícil para a própria mulher identificar a causa e local exato de um sangramento. Por isso a assistência médica e a realização de exames ginecológicos são tão importantes. Para saber se há alterações no fluxo sanguíneo vaginal, deve-se observar o número de absorventes utilizados durante o ciclo menstrual, que não deve passar de 20. No meio da noite, procurar perceber se há necessidade de trocá-los e verificar se existem coágulos maiores do que um centímetro sendo expelidos.

BELEZA INSUPERÁVEL
A lindíssima advogada dra. Débora Daggy já foi Miss Pernambuco, quarta colocada no Miss Brasil 2001, vice-Miss Mundo Brasil 2001 e representou o Brasil no Miss Intercontinental, na Alemanha. Mãe do pequeno Gael, de sete meses, é reconhecida não só pela beleza, mas também pelo profissionalismo. Vamos ver suas preferências:
Filme que indica: um filme antigo que sempre me emociono quando assisto é A Vida É Bela de 1997, dirigido e estrelado por Roberto Benigni.
. Perfume que gosta de usar: Miss Dior
. Comida predileta: comida japonesa e camarão
. Bebida preferida: vodka com frutas- caipirosca
. Música favorita: canção de Djavan, Linha do Equador
. Livro de cabeceira: Os Grandes Julgamentos da História
. Qual é o grande sonho que já realizou?: me tornei mãe esse ano, era um sonho que adiei por muito tempo, devido aos estudos e vida profissional.
. Maior qualidade: Sinceridade
. Um defeito: Teimosia
. O que mais aprecia nos amigos? Lealdade
. O que mais lhe irrita? Falsidade
. O que é felicidade? É ter qualidade de vida e ficar perto das pessoas que amo.
. Paisagem mais linda que já viu: A Baía dos Porcos na ilha de Fernando de Noronha
. Maior desejo: viajar pelo mundo, conhecendo novos lugares, culturas e pessoas diferentes.
. Um lema: seja a mudança que você deseja ver no mundo.
. O que gosta de fazer no tempo livre? Ir à praia, assistir filmes e escutar música.
. Um desejo: penso muito em adotar uma criança negra para dar amor, amparo e juntas lutarmos contra o racismo.
. Um conselho: aproveite o dia, pois o tempo voa e temos que aproveitar ao máximo cada momento.
. Uma paixão: viajar
. O que é sucesso? É fazer o seu melhor e trabalhar com o que ama.
. O que é ser leve? É sorrir mesmo que esteja passando por alguma dificuldade, temos que tentar ser feliz sempre.
. O que é ser mulher? É ser forte! A mulher ainda acumula muitas funções, pois trabalha, cuida da casa, dos filhos e precisa cuidar de si mesma, além disso, tem que ser forte contra a discriminação, para assumir posições de liderança e ser o que quiser. É ser forte para não sofrer nenhum tipo de violência.