COLUNA

Fique atento ao golpe da compra no crédito e da falsa central de atendimento

Mensagem via SMS diz que você acabou de comprar em determinado estabelecimento, informando os dados da compra com detalhes, valor, parcelas e o nome da empresa

Publicado em: 06/12/2023 17:39

 (Foto: Freepik)
Foto: Freepik
Você já recebeu uma mensagem via SMS que dizia que você acabou de comprar em determinado estabelecimento, informando os dados da compra com detalhes, valor, parcelas e o nome da empresa? Na mesma mensagem, logo abaixo consta um número fixo, e você, no desespero, pensa em ligar para dizer que não reconhece a compra, já que o número se coloca como a solução daquela situação. Mas, na verdade, é o início do problema.
 
Quando você liga para o número informado, alguém com seus dados se passa pela operadora de cartão de crédito, e muitas vezes os criminosos simulam um atendimento que impressiona pelo cuidado nos detalhes, já que existe música de espera, gravação com as opções de atendimento para você “escolher e clicar”  para ser atendido. Depois disso tudo, você já está se sentindo seguro, o ambiente parece conhecido, o atendente conhece as suas informações, e você confia, afinal quem saberia tudo isso? O golpista diz que a compra está em análise e que por isso ainda não consta na sua fatura, nessa hora ele pede para você indicar sua senha, ou digitar no aparelho.
 
Cuidado! Fique atento, não ligue para o número mencionado no SMS, busque o número que consta no seu cartão, e principalmente não ligue do mesmo telefone que recebeu o SMS, a sua ligação pode ser interceptada pelos golpistas.
 
Também não clique em links indicados na ligação ou no próprio SMS. Esse link pode capturar seus dados, ou mesmo, instalar malwares que podem contaminar o seu celular, nem mesmo faça downloads de aplicativos para evitar transtornos e prejuízos. 
 
Esse mesmo golpe pode ser aplicado utilizando outros temas como milhas que estão vencendo ou pontuação  em programas de  desconto. Em seguida, os golpistas pedem para o cliente ligar para a falsa central telefônica para não perder a suposta vantagem. Os desdobramentos são inúmeros, podem solicitar dados, sugerir downloads de apps, pedir informação de senhas, e até pagamento de taxas para você não perder a vantagem.
Não acredite em tudo que chega ao seu celular, busque sempre os canais oficiais para se informar.
 
Se você caiu em algum desses golpes, procure imediatamente o banco para bloqueio temporário de senhas, e do cartão e outros serviços, registre o boletim de ocorrência.
 
Identificando o golpe
 
  • Solicitação de Informações privadas: Empresas legítimas raramente pedem informações pessoais completas ou senhas por telefone.
  • Pressão por Respostas Rápidas: Golpistas muitas vezes pressionaram por respostas imediatas, sem permitir tempo para verificar a legitimidade da chamada, o objetivo é não ter tempo para pensar, ou conferir as informações.

O que fazer se suspeitar
 
  • Verifique a Origem: Peça o nome da empresa e o número de telefone. Em seguida, faça uma pesquisa online para confirmar a legitimidade. Se for necessário telefonar, ligue sempre para os canais oficiais e nunca do mesmo telefone que recebeu o contato. Confirme sempre as informações. 
 
Atenção às dicas
 
  • Nunca divulgue informações pessoais, senhas ou códigos de verificação por telefone.
  • Reporte imediatamente a situação à empresa real e às autoridades competentes.
  • Não mantenha a ligação, você pode e deve desligar caso se sinta desconfortável. Empresas respeitáveis %u200B%u200B%u200B%u200Bnão irão se ofender se você quiser verificar a veracidade da ligação.
  • Converse com familiares e amigos, e compartilhe essas dicas para ajudar a proteger as pessoas ao seu redor.
  • Mantenha-se informado e fique atento às notícias sobre novos golpes e estratégias de prevenção e proteção.
  • Seja cauteloso ao atender chamadas de números desconhecidos, lembre-se sempre de que é melhor prevenir do que remediar quando se trata de proteger suas informações pessoais e financeiras.

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