Clouds25° / 27° C

Diario Econômico

Não no meu quintal

Expressão inglesa Nimby, sigla para Not In My Backyard (Não no meu quintal), pode classificar tanto quem luta pela cidade como quem quer manter privilégios

Publicado em: 13/03/2025 06:00 | Atualizado em: 14/03/2025 23:17

Bairros sem restrições construtivas passaram por processo de verticalização e gentrificação urbana (Rafael Vieira/DP Foto)
Bairros sem restrições construtivas passaram por processo de verticalização e gentrificação urbana (Rafael Vieira/DP Foto)
Em inglês, há uma expressão que se refere a pessoas que se opõem a mudanças urbanas em sua vizinhança. Essa expressão é Nimby, sigla para  “Not In My Backyard”, ou Não no meu quintal, em bom português. A expressão pode se referir a ativistas ambientais e dos direitos urbanos, mas também serve para designar movimentos que visam a manutenção de privilégios de alguns, em detrimento da sociade.
 
Isso acontece quando, por exemplo, um grupo de moradores se opõe à derrubada de árvores da vizinhança, mas também acontece quando o mesmo ou outro grupo se mobiliza para evitar a implantação de um equipamento de acolhimento de pessoas em situação de rua na sua vizinhança. O termo é o mesmo, mas as motivações são distintas.
 
Quando busca manter privilégios, o Nimby não pensa na cidade, mas apenas no seu bairro ou na sua rua. Aqui no Recife, um exemplo desse tipo de Nimby se estabeleceu com a Lei dos 12 Bairros, criada com o propósito de preservar o verde, a mobilidade, o casario colonial e o padrão estético.
 
No entanto, a lei não resolveu o problema, apenas o transferiu para as zonas vizinhas às que tinham a restrição, como apontam diversos estudos sobre os impactos dessa lei, como o do professor da UFPE Raul Mota.
 
Lei provocou a verticalização da vizinhança
No seu estudo “Impactos da Lei dos 12 Bairros”, o professor Raul Mota detalha que como a limitação do perfil da construção na área protegida causou um transbordamento populacional para as áreas vizinhas e contíguas, com verticalização habitacional, crescimento populacional e aumento do valor do metro quadrado de terreno, o que pode ser conferido facilmente em bairros como Rosarinho e Encruzilhada. Ao final, a legislação provocou um processo de gentrificação, com a expulsão das pessoas de baixa renda de suas antigas moradias.
 
Prates no Recife
O ex-presidente da Petrobras Jean Paul Prates chega ao Recife nesta sexta (14) para debater energias renováveis e as oportunidades para o Nordeste e o Brasil. Prates vem a convite do LIDE Energia e debaterá com 45 empresários pernambucanos do setor.
 
Zona da Mata Sul
O Sebrae-PE lança, neste mês, a Agenda Estratégica de Desenvolvimento da Zona da Mata Sul. Para o superintendente da instituição, Murilo Guerra, um dos principais resultados alcançados foi a transformação da cultura canavieira em novos negócios. 
 
Carnaval gera alta do fluxo rumo às praias
O carnaval deste ano aumentou o fluxo nas rodovias pedagiadas Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros em 18% e 13%, respectivamente. Juntas, as duas concessionárias administradas pelo Grupo Monte Rodovias registraram o tráafego de mais de 370 mil veículos entre os dias 26 de fevereiro a 9 de março. Os dias de maior fluxo foram em 28 de fevereiro (sexta de carnaval) e 5 de março (quarta de cinzas). 

Mais Colunas

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua