![Bairros sem restrições construtivas passaram por processo de verticalização e gentrificação urbana (Rafael Vieira/DP Foto) Bairros sem restrições construtivas passaram por processo de verticalização e gentrificação urbana (Rafael Vieira/DP Foto)]() |
Bairros sem restrições construtivas passaram por processo de verticalização e gentrificação urbana (Rafael Vieira/DP Foto) |
Em inglês, há uma expressão que se refere a pessoas que se opõem a mudanças urbanas em sua vizinhança. Essa expressão é Nimby, sigla para “Not In My Backyard”, ou Não no meu quintal, em bom português. A expressão pode se referir a ativistas ambientais e dos direitos urbanos, mas também serve para designar movimentos que visam a manutenção de privilégios de alguns, em detrimento da sociade.
Isso acontece quando, por exemplo, um grupo de moradores se opõe à derrubada de árvores da vizinhança, mas também acontece quando o mesmo ou outro grupo se mobiliza para evitar a implantação de um equipamento de acolhimento de pessoas em situação de rua na sua vizinhança. O termo é o mesmo, mas as motivações são distintas.
Quando busca manter privilégios, o Nimby não pensa na cidade, mas apenas no seu bairro ou na sua rua. Aqui no Recife, um exemplo desse tipo de Nimby se estabeleceu com a Lei dos 12 Bairros, criada com o propósito de preservar o verde, a mobilidade, o casario colonial e o padrão estético.
No entanto, a lei não resolveu o problema, apenas o transferiu para as zonas vizinhas às que tinham a restrição, como apontam diversos estudos sobre os impactos dessa lei, como o do professor da UFPE Raul Mota.
Lei provocou a verticalização da vizinhança
No seu estudo “Impactos da Lei dos 12 Bairros”, o professor Raul Mota detalha que como a limitação do perfil da construção na área protegida causou um transbordamento populacional para as áreas vizinhas e contíguas, com verticalização habitacional, crescimento populacional e aumento do valor do metro quadrado de terreno, o que pode ser conferido facilmente em bairros como Rosarinho e Encruzilhada. Ao final, a legislação provocou um processo de gentrificação, com a expulsão das pessoas de baixa renda de suas antigas moradias.
Prates no Recife
O ex-presidente da Petrobras Jean Paul Prates chega ao Recife nesta sexta (14) para debater energias renováveis e as oportunidades para o Nordeste e o Brasil. Prates vem a convite do LIDE Energia e debaterá com 45 empresários pernambucanos do setor.
Zona da Mata Sul
O Sebrae-PE lança, neste mês, a Agenda Estratégica de Desenvolvimento da Zona da Mata Sul. Para o superintendente da instituição, Murilo Guerra, um dos principais resultados alcançados foi a transformação da cultura canavieira em novos negócios.
Carnaval gera alta do fluxo rumo às praias
O carnaval deste ano aumentou o fluxo nas rodovias pedagiadas Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros em 18% e 13%, respectivamente. Juntas, as duas concessionárias administradas pelo Grupo Monte Rodovias registraram o tráafego de mais de 370 mil veículos entre os dias 26 de fevereiro a 9 de março. Os dias de maior fluxo foram em 28 de fevereiro (sexta de carnaval) e 5 de março (quarta de cinzas).