Acervo
Diario Econômico
Mercado na expectativa do pacote de corte de gastos
Mercado financeiro segue de olho no anúncio do pacote fiscal com os cortes de gastos federais. O anúncio ficou para depois da reuniã do G20 no Rio
Publicado: 19/11/2024 às 07:13

/B3/Divulgação

O mercado financeiro está em stand by, aguardando o anúncio do corte de gastos pelo governo Lula. Os consecutivos adiamentos do anúncio, marcado para depois da cúpula do G20, aumentaram as tensões e o risco de o pacote frustrar as expectativas é alto, assim como as expectativas do mercado são elevadíssimas.
Em debate promovido pela Warren Investimentos, o ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy, atualmente diretor de Estratégia Econômica e Relações com Mercados do Safra, afirmou que a situação do Brasil é relativamente “tranquila” e que o mercado está superestimando os riscos. Para ele, há indicadores que vão bem, como a balança comercial e a balança de pagamentos. Ele ainda destacou que outros atores também precisam dar sua contribuição, como os militares, via previdência especial, e o Congresso, com as emendas obrigatórias.
Felipe Salto, economista-chefe da Warren, destacou que um dos grandes desafios da economia brasileira é a questão dos juros básicos da economia, que tem repercussão direta sobre a dívida pública do país. Para ele, a taxa atual de 11,25% não é a taxa real para a economia brasileira. Salto é acompanhado pela economista-chefe do Santander, Ana Paula Vescovi, que ressalta que a metade da dívida brasileira é atrelada à Selic. Ana Paula, no entanto, chama a atenção para a inflação, que já chegou à vida das famílias.
Previdência é uma bomba prestes a explodir
Ana Paula Vescovi, do Santander, chama a atenção para a questão da Previdência Social. Para a economista, o grande risco para o Brasil é o da Previdência. Ela ressalta que o Brasil perdeu o bônus populacional que sempre financiou o INSS e tem muito menos entrantes no regime - seja pela estagnação do crescimento da população, seja pela pejotização do mercado de trabalho.
Educação Século XXI
O Lide Mulher promove encontro, nesta terça (19), com a líder do Life Lab da rede de escolas Red House International Schools, Flávia Moraes. A pauta do encontro será como desenvolver as competências do século XXI nas crianças e adolescentes.
Fim de inscrições
O Lide Mulher promove encontro, nesta terça (19), com a líder do Life Lab da rede de escolas Red House International Schools, Flávia Moraes. A pauta do encontro será como desenvolver as competências do século XXI nas crianças e adolescentes.
Pedra Fundamental
A pedra fundamental da APM Terminals em Suape será lançada na sexta-feira (22), com a presença da governadora Raquel Lyra, do ministro Silvio Costa Filho e dos CEOs da Maersk, Vicent Cler; e da APM Terminal Américas, Leo Huisman. O investimento no terminal é de R$ 1,6 bilhão e a previsão de conclusão é no segundo semestre de 2026.