Diario Econômico

A força do Agro na economia

Setor agropecuário puxou o crescimento da economia brasileira e também pernambucana em 2023. No Brasil, segmento cresceu 15,5%

Publicado em: 12/03/2024 06:00

Em Pernambuco, a agricultura familiar ocupa mais de 50% das terras  (CNA / Divulgação)
Em Pernambuco, a agricultura familiar ocupa mais de 50% das terras (CNA / Divulgação)
O setor agropecuário foi a locomotiva da economia brasileira em 2023, com um crescimento recorde de 15,1%, o maior da série histórica, iniciada em 1995. Assim como no país, a agricultura teve um papel importante também para o crescimento econômico de Pernambuco, com alta de 1,6%. Considerando todos os setores da economia, o PIB brasileiro cresceu 2,9% no ano passado e o de Pernambuco, 1,4%, ficando abaixo da média nacional.
 
Vale ressaltar que há uma grande desigualdade regional na agricultura do Nordeste e de outras regiões do país. Mesmo com parte de seu território integrando a nova fronteira agrícola do Brasil. Conhecida por MATOPIBA - região engloba o estado do Tocantins e parte dos estados do Maranhão, Piauí e da Bahia - o perfil da atividade no Nordeste é predominantemente da agricultura familiar.
 
No Nordeste, os agricultores familiares respondem por 46,6%, enquanto no Sul, Sudeste e Centro-Oeste essa participação é de 16%, 16,5% e 5,5%, respectivamente. A comparação do perfil das propriedades agrícolas entre o Nordeste e Centro-Oeste fica ainda mais gritante quando comparamos os extremos. Enquanto em Pernambuco a agricultura familiar corresponde a mais de 50% das propriedades rurais, no Mato Grosso do Sul essa participação é inferior a 5%.
 
Incremento das políticas públicas é bem-vindo
Os dados reforçam a importância das políticas públicas para o pequeno produtor rural, como os programas de aquisição de alimentos da agricultura familiar federal (PAA) e estadual (PEAAF), regulamentado recentemente pela governadora Raquel Lyra. Outra frente importante é incentivar a mecanização da agricultura familiar, sobretudo no Nordeste, que possui uma proporção inferior a 3%. Uma boa notícia é que o governo federal estuda um programa de descontos para aquisição de tratores de pequeno porte, a exemplo do lançado ano passado para os veículos “populares”. 
 
Novo Atacarejo
Com crescimento surpreendente em quatro anos de atividade, o Novo Atacarejo começa o ano inaugurando, na próxima quinta-feira (14), mais uma unidade no Recife. A nova loja será 28ª da rede, que já possui 25 operações em Pernambuco e duas na Paraíba.
 
Empresa nordestina
A distribuidora de combustíveis Larco, empresa nordestina com atuação em 14 estados, comemora o os números de 2023. A companhia é a 4º maior do país na distribuição de diesel e a 5ª em gasolina. Em Pernambuco são 17 postos, com previsão de chegar a 27 este ano.
 
Mercado imobiliário em debate no Recife
O Recife sedia, de amanhã (13) a sexta-feira (15), o 89º Encontro da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário, no Hotel Grand Mercure, tendo como anfitriã a Hub Nogueira Corretores. Entre os temas que serão debatidos no evento estão o panorama do mercado nacional e regional, crédito imobiliário, avanço da inteligência artificial no mercado imobiliário e neuromarketing. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.